terça-feira, 27 de agosto de 2019

O Templo da Cura

Considerado o primeiro hospital de estilo ocidental na China, foi criado em 1569 pelo bispo D. Belchior Carneiro no âmbito da Santa Casa da Misericórdia. Entre os chineses o que começou por se chamar Hospital dos Pobres ou Hospital da Mizericórdia era conhecido como I Yan Miu, ou seja, Templo da Cura.

O edifício original de 1569 foi reconstruído em 1640, 1747, 1766 e 1840 (passou a ter mais um piso e a chamar-se S. Rafael). A traça actual - na Rua Pedro Nolasco da Silva (desde 1942) - remonta a 1939 quando sofreu as primeiras alterações substanciais. 
De acordo com Ana Tostões, "trata‐se de um grande edifício desenvolvido a partir de uma fachada em U com dois torreões avançados em cada ponta e um corpo central recuado e totalmente avarandado nos seus três pisos. O eixo de simetria é marcado centralmente, assinalado por uma varanda mais larga que é coroada por um frontão. Os torreões laterais têm uma expressão maciça, onde se abrem janelas com portadas exteriores e bandeiras colocadas sobre a verga, destinadas à circulação permanente de ar entre interior e exterior."
Depois de encerrado como unidade hospitalar, foi em 1988 adaptado à Sede da Autoridade Monetária e Cambial de Macau. Desde 1999 alberga o Consulado Geral de Portugal na R.A.E. de Macau.

5 comentários:

  1. para o cumprimentar João, e continuar a dar-lhe os seus parabéns pelo empenho em manter viva a nossa história e a vida e obra de grandes homens:)

    ResponderEliminar
  2. A propósito de hospitais, o hospital S. Januário não tinha a vertente de hospital militar?

    ResponderEliminar