Esta medalha em bronze evoca os anos de 1938-1942 em que os Hawker Osprey III marcaram presença no Oriente ao fazerem parte do Centro de Aviação Naval de Macau sendo transportados pelos NRP (navios) Afonso de Albuquerque e Bartolomeu Dias. (1935-1938). Antes existiram outros...
O Hawker (construído no Reino Unido pela Hawker Aircraft Ltd.) era um hidroavião monomotor (Rolls Royce) de flutuadores, ou avião terrestre de trem de aterragem convencional fixo, com patim de cauda, biplano, revestido a tela, com a parte anterior da fuselagem revestida a metal. A cabine era descoberta e dava lugar a uma tripulação composta por piloto e observador. Era destinado a missões de caça e reconhecimento.
Quando, nos primeiros anos da década de trinta, a Marinha de Guerra Portuguesa renovou a frota, adquiriu vários navios de guerra construídos em estaleiros britânicos, entre os quais os avisos de 1ª classe «Afonso de Albuquerque» e «Bartolomeu Dias», equipados com hidroaviões de combate e reconhecimento Hawker Osprey, que eram arriados e içados dos navios através de gruas.
Assim, foram encomendados dois Hawker Osprey Mk III em 1934. O primeiro foi recebido em Maio de 1935, fazendo parte do equipamento do navio «Afonso de Albuquerque» e o segundo em 1936, juntamente com o navio «Bartolomeu Dias». Receberam, respectivamente, os números 71 e 72. A guerra sino-japonesa levantou a necessidade da reactivação do Centro de Aviação Naval (CAN) de Macau que, em Maio de 1938, foi equipado com os dois Hawker Osprey mencionados acima e mais quatro adquiridos pelo Ministério das Colónias. Todos estes aviões - incluindo os ex-embarcados - receberam numeração própria do CAN de Macau, de 1 a 6.
No início de 1940, por acção directa do Comandante do CAN de Macau, foram adquiridos à Fleet Air Arm dois hidroaviões iguais, aumentando o efectivo para oito unidades. Tudo leva a crer que receberam os números 7 e 8 daquele CAN.
Os Hawker Osprey da Aviação Naval (A.N.) estavam inteiramente pintados em alumínio, com base dos flutuadores a preto. A insígnia da Cruz de Cristo, sobre círculo branco, estava colocada no extra-dorso das asas superiores e no intradorso das asas inferiores. As cores nacionais, com o escudo, cobriam todo o leme de direcção. Os números de matrícula estavam pintados em grandes algarismos pretos nos painéis laterais dos motores e ainda na cauda, sob os estabilizadores horizontais, embora em algarismos de pequenas dimensões. Quando ao serviço do CAN de Macau, apresentavam nos lados da fuselagem, imediatamente atrás do bordo de fuga das asas, a Cruz de Cristo sobre um quadrado branco. No leme de direcção, as cores nacionais não tinham o escudo sobreposto. Estas singularidades fugiam às normas adoptadas na época pela A.N.
Os Hawker Osprey foram retirados de serviço em 1941, provavelmente sem terem regressado à metrópole. Há quem refira que esses aviões foram destruídos pela aviação americana em 1941, num ataque que fizeram a Macau, julgando que o território estivesse ocupado pelos japoneses.
Assim, foram encomendados dois Hawker Osprey Mk III em 1934. O primeiro foi recebido em Maio de 1935, fazendo parte do equipamento do navio «Afonso de Albuquerque» e o segundo em 1936, juntamente com o navio «Bartolomeu Dias». Receberam, respectivamente, os números 71 e 72. A guerra sino-japonesa levantou a necessidade da reactivação do Centro de Aviação Naval (CAN) de Macau que, em Maio de 1938, foi equipado com os dois Hawker Osprey mencionados acima e mais quatro adquiridos pelo Ministério das Colónias. Todos estes aviões - incluindo os ex-embarcados - receberam numeração própria do CAN de Macau, de 1 a 6.
No início de 1940, por acção directa do Comandante do CAN de Macau, foram adquiridos à Fleet Air Arm dois hidroaviões iguais, aumentando o efectivo para oito unidades. Tudo leva a crer que receberam os números 7 e 8 daquele CAN.
Os Hawker Osprey da Aviação Naval (A.N.) estavam inteiramente pintados em alumínio, com base dos flutuadores a preto. A insígnia da Cruz de Cristo, sobre círculo branco, estava colocada no extra-dorso das asas superiores e no intradorso das asas inferiores. As cores nacionais, com o escudo, cobriam todo o leme de direcção. Os números de matrícula estavam pintados em grandes algarismos pretos nos painéis laterais dos motores e ainda na cauda, sob os estabilizadores horizontais, embora em algarismos de pequenas dimensões. Quando ao serviço do CAN de Macau, apresentavam nos lados da fuselagem, imediatamente atrás do bordo de fuga das asas, a Cruz de Cristo sobre um quadrado branco. No leme de direcção, as cores nacionais não tinham o escudo sobreposto. Estas singularidades fugiam às normas adoptadas na época pela A.N.
Os Hawker Osprey foram retirados de serviço em 1941, provavelmente sem terem regressado à metrópole. Há quem refira que esses aviões foram destruídos pela aviação americana em 1941, num ataque que fizeram a Macau, julgando que o território estivesse ocupado pelos japoneses.
In "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX", da autoria de Adelino Cardoso, Ed. Essencial, Lisboa 2000.
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