quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Alfredo Ritchie: 1947-2019

Alfredo Ritchie morreu, esta madrugada, aos 72 anos, vítima de doença prolongada.
Natural de Macau, Alfredo Ritchie tirou o curso de Medicina na Universidade Clássica de Lisboa, estagiou no Hospital dos Capuchos e, em 1974, iniciou o serviço militar em Mafra e no Hospital da Estrela.
Em Novembro do mesmo ano, meses depois do 25 de Abril, regressa a Macau como alferes médico miliciano. Em simultâneo, ingressa nos Serviços de Saúde, numa altura em que existiam poucos médicos, como recordou o próprio Alfredo Ritchie, da área da gastrenterologia, numa entrevista ao Jornal Tribuna de Macau, em 2012.
Alfredo Ritchie, marido da ex-presidente da Assembleia Legislativa Anabela Ritchie, deixa dois filhos. 
À Rádio Macau, o presidente da Associação dos Macaenses, Miguel de Senna Fernandes, descreve Alfredo Ritchie como “um dos mais acérrimos defensores da comunidade macaense”.
“Era um profundo amante de Macau e das suas gentes e da maneira como Macau vive e o modo de estar dos macaenses. Era um indíviduo que lutava por preservar isto. Era um dos acérrimos defensores da comunidade macaense e da sua cultura e demonstrou-o de várias formas”.
Miguel de Senna Fernandes, que dirige os ‘Dóci Papiaçám di Macau’, destaca ainda o papel desempenhado pelo homem que foi, de resto, uma das principais estrelas do grupo de teatro em patuá. “Ele enalteceu muito o palco dos ‘Dóci Papiaçám’ – foi um daquelas pedras únicas que nós temos. Desde 2001 até ao ano passado ele sempre teve um papel – foi o actor que mais representou”.
Mas Alfredo Ritchie foi muito mais para o presidente da Associação dos Macaenses. Foi “conselheiro” e “voz de apoio e de suporte” e, aliás, quem o incentivou a arriscar concorrer ao cargo de deputado em 1992.
“Foi a primeira pessoa que me inspirou e me levou a aceitar concorrer às eleições legislativas. Claro que foi um desaire em termos de resultados, mas foi uma grande experiência”.
“Vai deixar muitas saudades”, sublinha Miguel de Senna Fernandes.
In TDM - Rádio Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário