sábado, 9 de junho de 2018

Banda do Batalhão de Macau e Coreto do Jardim de S. Francisco


A maioria dos coretos foram construídos sob os ideais da Revolução Francesa tornando-se lugares de cultura a que a população tinha acesso de forma livre e gratuita. Entre finais de oitocentos e os primeiros anos do século XX foram construídos em madeira ou em ferro, assumiram as formas mais variadas. Localizavam-se sobretudo nas praças ou jardins dos centros das vilas e cidades e depressa se tornaram o palco privilegiado para a actuação das bandas de música, civis e militares, sobretudo aos fins de semana e dias de festa. 


Entre meados do século 19 e 1935, no coreto do Jardim de S. Francisco, havia música todas as tardes de quinta-feira e domingo. Ora por bandas militares, como foi o caso da Banda do Batalhão de Macau (imagem ao lado, programa de 1866) ou pela Banda Municipal da Câmara de Macau, dirigida pelo maestro Constâncio José da Silva (macaense). 
Com a extinção das ordens religiosas em Portugal (1834), o governo de Macau apropriou-se do espaço ocupado pela ordem franciscana e criou o primeiro jardim público de Macau, o Jardim de S. Francisco (1861), projectado por Matias Soares. O coreto seria demolido em 1934/5, com a abertura da Rua de Santa Clara. 
A Banda de Macau tinha ligações a Goa, Moçambique, Timor e Sião. A Banda dos Amadores Portugueses, sediada em Hong Kong nos finais do século XIX, foi outra das bandas que actuou com regularidade no coreto do Jardim de S. Francisco.


O Jardim de S. Francisco, o primeiro jardim público de Macau, foi construído na década de 1860, com uma área de 6.293 metros quadrados. Adolpho Loureiro descreve assim o jardim a 17 de Setembro de 1883: “pequeno jardim publico, que tinha antigamente a fórma de um jardim symetrico e regular, medido e traçado a compasso, e que o meu collega Brito tentou transformar num jardim e parque moderno, á ingleza. Esta muito limpo e varrido, e é este o seu único merito, tendo muito pequena área e sendo vulgares as plantas que o adornam.”
Numa edição do jornal O Progresso de 1916 pode ler-se: "Música no jardim publico de S. Francisco passa agora a tocar, nas 5ªs e nos Domingos, das 16 às 18 horas, durante o Inverno…” Numa edição do jornal O Liberal de 1922 uma outra notícia: “À noite, neste jardim, com animada concorrência de público tocou com geral aplauso uma pequena banda organizada e regida pelo sr. Assis.” 
Em chinês chama-se Jardim dos Castelhanos (Ka-Si-Lán-Fá-Yun - 加思欄花園), por ter sido fundado por franciscanos castelhanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário