sexta-feira, 16 de março de 2018

"A Vencedora" comemora 100 anos

Da costeleta panada ao peixe cozido passando, da canja de galinha ao bacalhau com grão de bico - acompanhado sempre de azeite português - do típico minchi macaense aos pastéis de bacalhau passando ainda pelo bitoque, há um século que o Restaurante A Vencedora abriu as portas na Rua do Campo servindo comida portuguesa.
Curiosamente, na família dos proprietários não 'corre' sangue lusitano nem se domina a língua. Os pratos portugueses foram aprendidos pelos donos através de um empregado português.
Ao lado, a localização original do restaurante, mesmo ao lado do actual (imagem abaixo).
Da década de 1920 há um anúncio onde pode ler-se que ali vendia-se "vinhos, azeite, conservas portuguesas, chouriços de sangue e de carne”, e “fornece no seu estabelecimento e aceita comensais de fora”.
Mesmo sem ter honras de presença nos roteiros turísticos, A Vencedora está de portas abertas desde 1918... diz-se que, para além do dia de descanso semanal, só fechou mais de um dia, nos eventos de 1966. Desses tempos mais antigos também era conhecida como "Kan Kei". Os preços acessíveis chamavam a clientela menos abastada, em especial, os militares em comissão de serviço.
O espaço actual (ao lado do anterior) abriu em 1992 e fica no nº 264 da rua do Campo.

1 comentário:

  1. A verdadeira jóia da nossa cultura gastronómica. Um marco extraordinário da fusão entre Portugal e Macau. Pena só ser apreciada por poucos, mas "verdadeiros" Macaences...E a nossa obrigação manter viva esta "Instituição". ´Com o andar da carruagem...espero que MACAU não venha a perder mais uma parte da sua HISTÓRIA.
    Meus parabéns pela artigo e muitas felicidades e mais 100 anos á nossa VENCEDORA!!!!

    Fernando Graça (Lisboa)

    ResponderEliminar