terça-feira, 6 de março de 2018

Sapecas

No dicionário Priberam Sapeca surge definida como "antiga moeda pequena chinesa, de cobre, com um orifício no centro." No Infopédia "moeda de cobre chinesa furada ao centro".
A origem do termo é do malaio sa, «um» +paku, «enfiada de cem moedas».
Zhi Dao yuan bao; sapeca da dinastia Song 995-997 d.c.
As sapecas chinesas existiram ao longo de várias dinastias. Entre as mais conhecidas estão as do denominado tipo Kai Yuan Tong Bao, fundidas no período da Dinastia Tang (618-907), a época de ouro da literatura e arte chinesa.
A primeira emissão de sapecas foi feita por ordem do Imperador Gao Zu, sendo também a primeira moeda chinesa a ser objecto de regulamentação: liga de 83% de cobre, 15% chumbo e 2% estanho, peso de 2,4 zhu e peso de 8 fen.
As sapecas Kai Yuan têm quatro caracteres em cruz, dos quais faz parte a menção Kai Yuan, que significa "abertura duma nova era".
Sugestão de leitura:  “Typologie et chronologie des kai yuan tong bao des Tang", de François Thierry, escrito em em 1991.
(...) "câmbio corrente de Sapecas até Sábbado 17 do corrente mez será de 1400 sapecas boas, conforme as partes que os cambiadores deram na Procuratura (...)" 
in Boletim do Governo (de Macau), Maio 1851

Sem comentários:

Enviar um comentário