quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Cápsula do tempo: 18 Dezembro 1999

Passava pouco depois do meio dia de 18 de Dezembro de 1999 quando o Presidente da República portuguesa, Jorge Sampaio, presidiu à cerimónia de encerramento da “Cápsula do Tempo”, em frente ao edifício onde um dia depois iria decorrer a Cerimónia de Transferência de Poderes. Nesta “Cápsula do Tempo” foram guardados documentos relacionados com a Transição, a preparação da Cerimónia de Transferência e as últimas actividades da Administração Portuguesa do Território.
Entre o o que lá foi colocado estão edições da Declaração Conjunta Luso-Chinesa e da Lei Básica, bem como toda a documentação de suporte à Cerimónia de Transferência, incluindo exemplares do programa, da ementa do Banquete Oficial e dos conjuntos de informação distribuídos à imprensa.
A “Cápsula do Tempo” enterrada a um metro do chão deverá ser aberta a 19 de Dezembro de 2049, para que “se retirem ensinamentos e sentimentos do seu conteúdo”, conforme está escrito na lápide que assinala o evento, e que vai ser descerrada pelo Presidente da República. O arranjo exterior da cápsula é da autoria de Donato Moreno.
«Cápsula do Tempo
Cinco séculos – é muito tempo? Cinquenta anos – são muitos anos?
Uma Cerimónia de Transferência de Poderes, no final de 1999, anunciou junto a este local uma nova etapa da História de Macau. Portugal administrou o Território durante 442 anos, e a República Popular da China, conforme acordado com a República Portuguesa, instituiu, ao reassumir o exercício da soberania, a Região Administrativa Especial de Macau, com autonomia e modo de vida próprio por 50 anos. Um dia antes da data histórica foram depositados nesta cápsula do tempo os documentos mais significativos da última fase do período de Transição. O encerramento da cápsula foi testemunhado por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, e pelo Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. Este espaço é uma mensagem para o futuro, para aqueles que, no dia 19 de Dezembro de 2049, queiram retirar ensinamentos do seu conteúdo.
Macau, 18 de Dezembro de 1999» 
Texto gravado numa lápide descerrada diante da Cápsula do Tempo
Jantar com dirigentes da Função Pública em Dez. de 1999

Sem comentários:

Publicar um comentário