sexta-feira, 15 de março de 2013

Memórias de António Cambeta

10 de Junho de 1964
1965: no riquexó (cima) e frente à Messe dos Sargentos (baixo)
Quem viveu em Macau nos anos 60 recorda com saudade a Avenida da Praia Grande, onde as suas frondosas árvores no abrigavam do calor, a sua baía tinha uma vista maravilhosa, pena era por vezes, quando a maré vazava o mau cheior que lá vinha, mas compensava com a tranquilidade do local. Por essa altura era, embora o quartel onde me encontrava alojado ser na Ilha Verde, à Praia Grande me deslocava para tomar as refeições na messe dos Sargentos e dar à noite os meus passeios "higiénicos" por toda a marginal. Nessa bela avenida desfilei no dia 10 de Junho de 1964, defronte do Palácio do Governo (1º imagem). Nos anos de 65 a 69 estudei no Liceu Nacional D. Henrique que ficava defronte da baía da Praia Grande, hoje Avenida Dr. Mário Soares.
No ano de 1997, quis o destino que fosse morar para a Praça de Lobo de Ávila, que fica na Praia Grande, disfrutando de minha varanda, sita num décimo andar, uma vista espectacular. Como ex-marinheiro continuo a ter o mar ao pé de mim. Não é bem o mar, é mais um lago chamado Nam Van com uma fonte cibernética linda, o mar esse fica um pouco mais lá ao longe. Recordar é viver!..

Testemunho de António Cambeta, antigo militar em Macau (e com longa vida no território) e leitor desde a primeira hora do blog Macau Antigo. Nesta última imagem António Cambeta foi fotografado na Penha tendo como fundo a baía da Praia Grande em 1964.
PS: faça como o António e partilha as suas memórias de Macau enviando um e-mail com um texto e imagens para macauantigo@gmail.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário