Fundado em Inglaterra no ano de 1880 o circo Harmston (nome do fundador) abriu falência por volta de 1886 tendo então William Batty Harmston rumado ao Oriente fixando-se a partir de 1889 na Índia. A partir daqui a companhia actuou em vários países da região durante mais de 40 anos sendo considerado o maior circo do género ocidental na Ásia - também esteve na Austrália - até ao final da década de 1930 quando foi extinto.
Os animais - 50 "bem treinados" - eram uma das grandes atracções (incluíam tigres, leões, cavalos, ursos) e claro, acrobacias (de bicicletas e motos como se vê no desenho) e palhaços ("Novos clowns"). O anúncio de imprensa testemunha a passagem do circo por Macau em Março de 1913 tendo-se instalado uma enorme tenda na zona de Mong-Ha (onde viria a ser feita a feira industrial em 1926).
Outras companhias de circo que passaram pela Ásia - fazendo muito sucesso em cidades chinesas como Xangai - entre o final do século 19 e o início do século 20: Baroufsky's Circus (russo), Warren's Circus (americano) - passou por Macau em 1902, Fitzgerald's Circus (australiano), Hagenbeck's Circus e Chiarini's Circus (europeus).
Sem comentários:
Enviar um comentário