No mês em que se assinalam os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões aqui fica mais uma referência ao poeta e ao primeiro local de homenagem ao mesmo criado em Macau.
O excerto a seguir é retirado do 6º volume - de um total de 39 - da obra The Cyclopædia; Or, Universal Dictionary of Arts, Sciences, and Literature. By Abraham Rees, ... with the Assistance of Eminent Professional Gentlemen. Illustrated with Numerous Engravings, by the Most Disinguished Artists.
"Camoens's Cave, in Geography, a cave below the lofticst eminence in the town of Macao in China, so called from a tradition current in the settlement that the Portuguese poet of that name wrote his celebrated poem of Lusiad on that spot. This interesting cave is in the middle of a garden which commands a very extensive prospect."
"Gruta de Camões, em Geografia, gruta localizado no sopé da colina mais alta da cidade de Macau na China, assim chamada por uma tradição corrente local de que o poeta português com esse nome escreveu ali o seu célebre poema Os Lusíadas. Esta interessante gruta fica num um jardim que proporciona extensos panoramas."
Esta enciclopédia inclui ainda um extenso artigo sobre a vida e obra de Camões. Nesta época os registos iconográficos do local eram como o se pode ver abaixo. A ilustração com a legenda "Camoen's Cave at Macoa" faz parte do livro publicado em 1814 "Journal of a voyage, in 1811 and 1812, to Madras and China" de James Wathen.
Sem comentários:
Enviar um comentário