segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Emissão dos selos 'tipo' "Coroa"

A primeira remessa de selos do tipo “Coroa” de Macau foram enviadas da Casa da Moeda em Lisboa para o Ministério da Marinha e Ultramar a 3 de Novembro de 1876 mas só vários anos depois começaram a circular em Macau onde o "serviço postal" ainda não fora oficialmente criado.
No relatório postal do ano de 1884 - o primeiro da actividade da Repartição do Correio - da autoria do Director do Correio, Ricardo de Sousa, pode ler-se: “As estampilhas postaes actualmente em uso n’esta repartição são de 10 valores a saber; 5, 10, 20, 25, 40, 50, 80, 100, 200 e 300 réis.”
Macau passou a fazer parte da União Postal Universal em 1878 mas mesmo depois dessa data o serviço postal continuou a ser assegurado por Hong Kong tal como os selos, as então denominadas "estampilhas postaes". Só com a Portaria do Governo de 27 de Fevereiro de 1884 são criadas as "instruccções provisórias para o serviço de correio".
Nos primeiros tempos a "repartição" era composta por um director (Ricardo e Sousa que vinha desempenhando cargo idêntico - Correio Marítimo - deste 1869), um fiel e três carteiros.
Tabela com preço dos portes pagos com "sellos postaes"
Curiosidade: existe em Macau uma pequena rua - acesso ao Mercado Municipal de Tamagnini Barbosa - denominada Rua Dr. Ricardo de Sousa. Refere-se ao primeiro director dos correios... que não era doutor.

Sem comentários:

Enviar um comentário