quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Pousada Macau - Macau Inn


A Pousada de Macau - Macau Inn, nos números 1 e 3 da Travessa do Padre Narciso (ao lado do Palácio do Governo) é um símbolo dos estabelecimentos hoteleiros de charme das décadas de 1950 a 1980 em Macau. Começou por se chamar hotel Carmen
Francisco de Carvalho e Rêgo menciona-o num livro editado em 1950 intitulado "Macau: mapa turístico": "O pequeno hotel Carmen, surge então com sua aparência modesta, e, continuando na mesma direcção, depara-se com o Parque Infantil, abrigado pela espessa e alta muralha da Fortaleza do Bom Parto."
 No Anuário do Governo de 1952 surge como estando na "Travessa do Padre Narciso; Telefone n.° 3637; Hotel moderno e nas melhores condições; A cozinha, como o serviço de quarto, são dos melhores no género".

Início da década 1960
Num anúncio em inglês de 1956 afirmava-se como tendo "five double rooms" (5 quartos duplos) e "the place of good food and good Portuguese wines" /"O local da boa comida e bons vinhos portugueses".

Num guia turístico de 1958, em inglês, "All the best in Japan, with Manila, Hong Kong, and Macao", o autor, Sidney Clark, destaca: "Breakfast and lunch are usually had at the charming Pousada de Macau, a small seaside inn owned by the Nolasco firm."
No Anuário de 1964 um anúncio destaca os "quartos com ar condicionado", a "vista agradável sobre o mar" e o "restaurante que melhor serve especialidades portuguesas e estrangeiras". Ao todo tinha 5 quartos, singles (28 patacas) e duplos (35 patacas), todos com casa de banho. O ar condicionado era um extra que custava 10 patacas.
Edifício já bastante degradado na segunda metade da década 1980
Ainda surge no Anuário do Governo de Macau referente a 1978 e em guias turísticos estrangeiros dos primeiros anos da década de 1980. Encerrou em meados da década de 1980. O edifício foi posteriormente demolido.

Sem comentários:

Enviar um comentário