segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

"Macao ou Amacao quer dizer Porta do Mar"

Macao he hum pedaço de terra em fórma de Península a respeito da Ilha de Ançao na qual toca com huma lingua de largura de hum tiro de pedra. Neste pedaço està situada a Cidade em vinte e dous graos e meyo da parte do Norte com o porto aberto ao Sueste. Macao ou Amacao quer dizer Porta do mar. 
Terá meya legoa de comprimento, e de largura hum tiro de peça. Da banda do Norte he murada de Leste a Oeste e pela outra cercada de rio. Dentro na Cidade tem a fortaleza de nossa Senhora do Monte, a Fortaleza da barra de Santiago, o Forte do Bom Porto*, o Forte de S Pedro, o Forte de S Francisco. 
Fóra dos nuros tem a Fortaleza de nossa Senhora da Guia e a Fortaleza do monte. Defronta com a terra firme de Cantaõ, Província da China. Da sua Christandade, e piedade saõ provas as muitas Igrejas e Conventos de Religiosos que sustenta só com o seu commercio, porque naõ tem bens de raiz, nem hum só palmo de terra fóra do curso da sua artelharia.
Tem Sé Matriz com seu Bispo, tres Freguesias, Casa de Misericordia, Hospital de S. Lazaro, fóra dos muros. e huma Ermida de nossa Senhora da Penha. Os Conventos saõ quatro, tres de Religiosos, de S .Francisco, S. Domingos, Santo Agostinho, e hum de Freiras Capuchas de Santa Clara. O Collegio da Companhia de Jesus he da invocaçaõ da Madre de Deos e nelle se ensina Grammatica e ha liçaõ de casos de consciencia e até o anno de mil seiscentos e dezaseis houve quasi sempre Curso de Artes e Theologia.
As familias Portuguezas seraõ hoje cento e cincoenta, o numero de todas as almas Christãs dezanove mil e quinhentas, das quaes as dezaseis mil saõ mulheres, vivem dentro da Cidade mil Chinas Gentios, oficiaes e mercadores. Os barcos da India partem em Mayo, chegaõ a Macao nos fins de Julho, e voltando em Dezembro até Janeiro, chegaõ a Goa em Março."
In Vocabulario Portuguez e Latino, obra de 8 volumes, da autoria de Rafael Bluteau, publicado em 1728.
Nota: Este artigo baseia-se num texto publicado na obra "Oriente Conquistado", de 1710.

* leia-se Bom Parto
 

Sem comentários:

Enviar um comentário