domingo, 15 de abril de 2018

A 'gare marítima' da Ponte-Cais nº 16



1951年4月7日十六號碼頭(Ponte 16) 由澳督柯維納(Albano Rodrigues de Oliveira)剪綵開幕啟用。澳門大資本家傅德蔭在1947年已提出拆卸舊16號碼頭,並出資重新建造新碼頭,政府考慮到其計劃有利澳門經濟發展及其逼切性,予以批准。傅德蔭委托施約翰工程師負責新碼頭設計,由周滋汎負責拆卸舊碼頭,並承建新碼頭。該碼頭位於新馬路與內港交界,是澳門重要的海上門戶。由於十六號碼頭昔日停泊傅氏旗下德記船務公司行走港澳的「大來號」客輪,所以又稱為「大來碼頭」和「德記碼頭」;當時傅德蔭的辦公室也設於十六號碼頭。
A inauguração da Ponte Cais nº 16 ocorreu a 7 de abril de 1951 (ainda que na fachada surge o ano 1948), era governador Albano Rodrigues de Oliveira. O projecto para o novo cais no Porto Interior nasceu em 1947 e foi financiado pelo empresário e magnata do jogo, Fu Tak Iam. Preparava-se para abrir uma empresa de navegação marítima (a Tak Kee Shipping & Trading Co. Ltd que faria as ligações Macau-Hong Kong) com as mais modernas embarcações e precisava de uma doca que correspondesse às exigências de embarcações como o Tai Loy (大來), o 'grande' ferry da época (capacidade para mais de 700 passageiros) e o primeiro com casco de aço a ser construído em hong Kong depois da segunda guerra mudial. A ponte-cais, curiosamente, também viria a ficar conhecida entre os chineses, como o "grande cais".
Na imprensa da época a inauguração da nova gare marítima não passou despercebida:
"No dia 7 de Abril de 1951, inaugurou-se a ampla Ponte-cais n.º 16, sólida construção, em cimento armado, de linhas modernas e singelas, situada mesmo à entrada da Avenida Almeida Ribeiro, a principal artéria da cidade."
 
 O Tai Loy atracado na ponte-cais 16 tendo atrás o Grand Hotel Kuok Chai

Sem comentários:

Publicar um comentário