A exposição “Ancoradouro da Taipa: Nomes do Passado e do Presente” está patente na Casa de Nostalgia das Casas da Taipa até 18 de Junho (excepto à 2ª feira), entre as 10 e as 19 horas.
A actual zona do COTAI era onde se localizava em tempos o Ancoradouro da Taipa, pelo qual passavam frequentemente muitas embarcações comerciais estrangeiras. Com a apresentação dos topónimos do passado e do presente, a exposição que decorrerá na zona do Ancoradouro da Taipa, dá a conhecer este pedaço de terra aos visitantes e episódios históricos que aí tiveram lugar.
A mostra inclui numerosos artefactos de significado histórico, incluindo mapas antigos de Macau tais como o “Mapa do Ancoradouro da Taipa e de Macau do século XVIII” e o “Mapa de Macau e das ilhas das imediações (1891)”, assim como livros antigos como Hai Dao Tu Shuo (Roteiro Náutico) e Guangdong Tongzhi da dinastia Qing.
A este propósito recordo algumas informações sobre a Taipa. Veja-se o que refere o "Regulamento da Alfândega de de Macao" em 1845 sobre a Taipa (excerto):
Art. 1- Os capitaens de navios mais embarcaçoens mercantes nacio naes ou estrangeiros que a Rada de Macao ou Taipa sáo a receber o registo de Alfandega bem assim a vizita do guarda mor de quem suas vezes fizer; os navios que ancorarem da Barra com carga receberað alem da vizita os guardas que o guarda mor collocar para vigia navio
Art. 2- Quando os navios a descarregar mercadorias para os capitaes sáo obrigados a no registo se effectuara a dentro do porto ou na Taipa.
Art. 3 - Os navios que entrarem ancoradouro da Taipa poderāo para Macao ou para outros alli estacionados ou ficarem com mercadorias abordo não sendo a nenhum fazer leiloens de alguma alli.
Art. 4 - He exceptuado da regra cima o artigo Opio.
Art. 5 - Os navios que na Taipa findos 14 dias sáo a pagar a ancoragem de 5 mazes toneladas e esta ancoragem vallera o navio por hum anno quer entrem ou saiāo dentro do anno huma ou vezes sáo sujeitos a ancoragem so embarcaçoens de 100 toneladas cima. Art. 6 - Quando tenhão de em Macao os capitaens dos dentro de 48 horas depois de sáo obrigados appresentar manifesto n alfandega em Portuguez com a divida descripcio dos artigos volumes marcas numeros e dos consignatários.
Art. 7 - Os capitaens dos fundeados na Taipa ou no rio essencialmente responsavies abordo inteira execuqāo das ordens que forem communicadas da parte dálfandega. (...)
Art. 1- Os capitaens de navios mais embarcaçoens mercantes nacio naes ou estrangeiros que a Rada de Macao ou Taipa sáo a receber o registo de Alfandega bem assim a vizita do guarda mor de quem suas vezes fizer; os navios que ancorarem da Barra com carga receberað alem da vizita os guardas que o guarda mor collocar para vigia navio
Art. 2- Quando os navios a descarregar mercadorias para os capitaes sáo obrigados a no registo se effectuara a dentro do porto ou na Taipa.
Art. 3 - Os navios que entrarem ancoradouro da Taipa poderāo para Macao ou para outros alli estacionados ou ficarem com mercadorias abordo não sendo a nenhum fazer leiloens de alguma alli.
Art. 4 - He exceptuado da regra cima o artigo Opio.
Art. 5 - Os navios que na Taipa findos 14 dias sáo a pagar a ancoragem de 5 mazes toneladas e esta ancoragem vallera o navio por hum anno quer entrem ou saiāo dentro do anno huma ou vezes sáo sujeitos a ancoragem so embarcaçoens de 100 toneladas cima. Art. 6 - Quando tenhão de em Macao os capitaens dos dentro de 48 horas depois de sáo obrigados appresentar manifesto n alfandega em Portuguez com a divida descripcio dos artigos volumes marcas numeros e dos consignatários.
Art. 7 - Os capitaens dos fundeados na Taipa ou no rio essencialmente responsavies abordo inteira execuqāo das ordens que forem communicadas da parte dálfandega. (...)
Mapa de 1912 |
No livro de "Instrucc̨ões para navegar nos mares da India e China" escrito por James Horsburgh em 1845 também encontramos referências à Taipa:
(...)"Porto de Macao" que se forma entre a peninçula e a Grande Ilha Tui Lien Chau a Oeste hé estreito na entrada porèm tem 21 e 20 pés na baixamar chegado Forte de S Yago o qual está situado na ponta de Leste e daqui ao longo da de Leste Até á Cidade os fundos continuaõ quasi a ser os mesmos. Hum navio que vai para o porto he preciso que passe pella Taipa visto haver 13 pés na baixamar pelo meio do caminho entre a Taipa e a entrada do porto, porêm so mente 12 e 11 pés pelo grande espaço entre Cai cong e Macao.
O canal fica numa linha recta des o âncoradouro de Taipa atè á entrada do porto e para evitar a Pedra Mio (huma rodha alagada obra de 3 de milha a Leste da ponta do NE de Macacarira) he preciso cônservar a ponta do NE da montanha aberta a Leste de Macacarira ou ao passalla vê-se hum pouco mais do que por meio canal para a banda de Caicong. Daqui, goverme-se direito para a entrada do porto visto não haver outro perigo, excepto Panlangchi, huma rocha que ha da banda de Leste do canal do qual demora a ponta exterior do Mallou chou grande O 16 SO e a ponta do Forte de S Yago. (...). A ponta do NE da montanha enfiada pela ponta de Leste de Macacarira conduz saffo a Oeste de Pan Lang Chi e hum navio não hirà mui chegado a ella se a caso se não puzer a Leste de tirada da ponta de Oeste de Cai cong até à ponta do Forte de S Yago. Esta ponta se deverá montar de bastantemente perto ao entrar no porto e se quasi chegado à terra de Leste até ao ancoradouro que está emparelhado com a cidade. Alcançando licença do Governador hum navio destroçado pode virar de crena e reparar se neste porto, e em tal caso concederaó a hum Pratico o trazello da Rada, ou da Taipa, ao porto; porêm qualquer navegante adherindo às instrucções precendetes ou tendo em seu poder o excelente plano do Capitaõ P Heywoode, publicado por Laurie e Whittle em 1809, pode entrar com segurança na Taipa sem Pratico. (...)
(...)"Porto de Macao" que se forma entre a peninçula e a Grande Ilha Tui Lien Chau a Oeste hé estreito na entrada porèm tem 21 e 20 pés na baixamar chegado Forte de S Yago o qual está situado na ponta de Leste e daqui ao longo da de Leste Até á Cidade os fundos continuaõ quasi a ser os mesmos. Hum navio que vai para o porto he preciso que passe pella Taipa visto haver 13 pés na baixamar pelo meio do caminho entre a Taipa e a entrada do porto, porêm so mente 12 e 11 pés pelo grande espaço entre Cai cong e Macao.
O canal fica numa linha recta des o âncoradouro de Taipa atè á entrada do porto e para evitar a Pedra Mio (huma rodha alagada obra de 3 de milha a Leste da ponta do NE de Macacarira) he preciso cônservar a ponta do NE da montanha aberta a Leste de Macacarira ou ao passalla vê-se hum pouco mais do que por meio canal para a banda de Caicong. Daqui, goverme-se direito para a entrada do porto visto não haver outro perigo, excepto Panlangchi, huma rocha que ha da banda de Leste do canal do qual demora a ponta exterior do Mallou chou grande O 16 SO e a ponta do Forte de S Yago. (...). A ponta do NE da montanha enfiada pela ponta de Leste de Macacarira conduz saffo a Oeste de Pan Lang Chi e hum navio não hirà mui chegado a ella se a caso se não puzer a Leste de tirada da ponta de Oeste de Cai cong até à ponta do Forte de S Yago. Esta ponta se deverá montar de bastantemente perto ao entrar no porto e se quasi chegado à terra de Leste até ao ancoradouro que está emparelhado com a cidade. Alcançando licença do Governador hum navio destroçado pode virar de crena e reparar se neste porto, e em tal caso concederaó a hum Pratico o trazello da Rada, ou da Taipa, ao porto; porêm qualquer navegante adherindo às instrucções precendetes ou tendo em seu poder o excelente plano do Capitaõ P Heywoode, publicado por Laurie e Whittle em 1809, pode entrar com segurança na Taipa sem Pratico. (...)
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