quinta-feira, 5 de abril de 2018

Biografia de Chui Tak Kei

É apresentada ao público esta semana em Macau a biografia em formato trilingue de Chui Tak Kei (1912-2007), personalidade de relevo da comunidade chinesa em Macau. Da autoria do jornalista João Guedes o livro intitula-se "Chui Tak Kei – A História numa Biografia."  
Trata-se de (...) "um dos mais carismáticos líderes da comunidade chinesa e antigo vice-presidente da Assembleia Legislativa, que faleceu em 2007, quando ainda ocupava uma das vice-presidências da Associação Comercial de Macau e a liderança da Associação de Beneficência Tong Sin Tong. (...)
“O que fiz foi a recolha da iconografia, as fotografias todas que pude arranjar dele na Associação Tong Sing Tong, Kiang Wu, no Gabinete de Comunicação Social. Aí sim fiz investigação. Relativamente à vida dele havia já muitos elementos que tinha recolhido de antemão”, explicou João Guedes à Tribuna de Macau.
Assim, recolheu várias dezenas de fotografias que percorrem a vida de Chui Tak Kei, embora a dificuldade em encontrar imagens da sua infância tenha levado a que sejam maioritariamente da sua vida adulta, quando começou a ter uma vida política pública. “Era vice-presidente da Associação Comercial de maneira que na altura tudo quanto era inaugurações, cerimónias públicas contava sempre com aquelas figuras que eram Ho Yin, Ma Man Kei e Chui Tak Kei. Eram três figuras que obrigatoriamente estavam em todos os actos sociais do Governo de Macau”, disse o autor.
Quanto a momentos que se tenham destacado ao elaborar a obra, João Guedes indicou que o facto de Chui Tak Kei ser já uma figura conhecida não levou a que descobrisse algo de especial. Assim, mencionou apenas a sua intervenção no episódio “1,2,3”, por estar ligado à escola que despoletou a situação. “Ele tentou ainda pôr água na fervura mas as coisas ultrapassavam-no largamente e essas convulsões na altura acabaram por acontecer”, descreveu. (...)
Excerto de artigo da autoria de Salomé Fernandes in Jornal Tribuna de Macau, 4.4.2018

Sem comentários:

Publicar um comentário