domingo, 28 de fevereiro de 2016

Sarmento Rodrigues - Viagem ao Oriente Português

Até 20 de Março está patente Museu Municipal Leonel Trindade, em Torres Vedras, a exposição "Sarmento Rodrigues - Viagem ao Oriente Português". A mostra pretende evocar a figura do antigo Ministro do Ultramar, Sarmento Rodrigues, que em 1952 levou a cabo uma viagem que visava o “fortalecimento da ideia de unidade de nação pluricontinental portuguesa" e que teve passagem por Macau em Junho.

Ainda segundo a organização "a viagem é o mote da variedade e variação cultural do oriente português espelhada num conjunto de peças oferecidas ao Ministro, durante o seu périplo pela Índia Portuguesa, Timor, e Macau."
Museu Municipal - Terça a domingo das 10h às 18h - Praça 25 de Abril,Torres Vedras

Jorge Eduardo Robarts (na imagem ao lado tirada aquando da chegada de Sarmento Rodrigues a Macau) recorda-se bem desses dias.
"Tive de estar presente na ponte-cais nª2 do Porto Exterior devidamente uniformizado como funcionário dos CTT de Macau - o meu primeiro emprego. O curioso é que no caminho para lá cruzei-me com alguns militares aquartelados em São Francisco e via-se a hesitação deles em me fazer continência, pois certamente confundiam-me com algum aspirante a Alferes ou Sargento-ajudante... Achei graça mas contive o riso. Ao fundo à esquerda está o quartel de Francisco, e mais ao centro, no alto, o antigo hospital Conde de São Januário e à esquerda deste o sanatório para os tuberculosos. A Avenida Rodrigo Rodrigues era quase deserta na época."
Existem diversos posts sobre esta visita que foi muito 'falada' nos meios de comunicação social da altura. foi o caso do Século Ilustrado de onde 'retirei' estas duas imagens. o governador de Macau na altura era Marques Esparteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário