quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Morreu o padre Luís Lei Xavier

Vítima de doença prolongada o Padre Luís Lei Xavier morreu esta terça-feira em Macau com 66 anos. Nascido em Macau a 12 de Outubro de 1949, Luís Xavier, fez a formação teológica em Portugal. No regresso ao território trabalhou na Sé, no Seminário (onde foi director e professor) e na paróquia do Carmo (Taipa). 
Leccionou ainda a disciplina de ética religiosa (religião e moral) no Liceu e na Escola Comercial. Em 2009 representou a igreja católica - juntamente com o padre João Evangelista Lau - na Comissão Eleitoral (composta por 300 elementos) que escolheu o governador de Macau. 
Em 2012 recebeu do Governo de Macau a medalha de Mérito Altruístico, ano em que deixou a comissão instaladora e a administração da Universidade de São José. Actualmente ocupava o cargo de pároco de São Lázaro.
Reacções (jornal Hoje Macau):
“Foi uma pessoa com uma outra postura, porque face a tudo o que seja de Religião e Moral, estávamos mais habituados aos padres da velha guarda. Ele não, ele era um sacerdote muito novo e tinha uma maneira diferente de ver as coisas” 
- Miguel de Senna Fernandes, aluno do Padre Xavier
“Sendo de origem chinesa assumiu uma tradição e cultura própria da comunidade portuguesa. (...) assumiu inclusive a coordenação pastoral da comunidade católica da cultura portuguesa." 
Padre Luís Sequeira


Missa de homenagem, a 20 de Fevereiro, pelas 19h, na Igreja da Luz (Carnide).

Sem comentários:

Publicar um comentário