quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Colina e Fortaleza de Mong Ha


Na tradição popular este local é também conhecido por Colina de Hak Kuai (Diabos Negros). Com uma cota de 60,7 metros, foi, em tempos, denominada de Monte de Lin Fong (Monte Cume de Lótus) ou Colina de Lin Fa (Colina de Lótus). A Sul da Colina, fica o Bairro de Mong-Ha. Em 1849, os portugueses construíram a Fortaleza de Mong-Ha no ponto mais alto da colina. No sopé a Norte, encontra-se o Templo de Lin Fong e, a Sul, localiza-se o Templo de Kun Iam Ku Miu, ambos com uma história secular de grande valor.

A Fortaleza de Mong-Ha é também conhecida por Fortaleza do Monte de Lin Fong, ou Fortaleza do Monte de Hak Kuai. Foi construída em 1849, reconstruída em 1864 e concluída em 1866. Detinha, no contexto da estratégia militar da cidade, uma importante posição de defesa e de ataque, na parte Norte do Território. Mais tarde, serviu de quartel para as tropas portuguesas. Desde a abolição do aquartelamento do exército militar no local, o quartel ficou abandonado até à década 80, altura em que foi reconstruío, instalando-se ali o Instituto de Formação Turística. Em Junho de 1997, o Leal Senado levou a efeito um plano de requalificação dos espaços verdes adjacentes à Fortaleza.

3 comentários:

  1. Olá!
    Vou voltar a Mong-Ha... passados 45 anos!
    Será que ainda há alguma coisa antiga que se possa reconhecer?
    Bem hajam por este trabalho historico e cultural!
    Obrigado
    Eugenio Reis

    ResponderEliminar
  2. Caro Eugénio, grato pelas suas palavras desejo-lhe boa viagem e garanto-lhe que vai "reconhecer" muito do que viu há 45 anos. Cumps JB

    ResponderEliminar
  3. Obrigado João pela pronta resposta.
    Em principio voltarei a Macau no próximo mês de Julho.
    Até lá.... prepare-se para lhe pedir algumas dicas.
    abraço
    Eugenio Reis

    ResponderEliminar