sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Igrejas e Capelas da Igreja Católica em Macau

Igreja de Nossa Senhora das Dores
Eis uma lista das igrejas e capelas construídas pela Igreja Católica em Macau, ao longo dos seus mais de 4 séculos de presença:
Igreja da Madre de Deus / Ruínas de S. Paulo
(só existe a fachada)
Igreja da Sé
(catedral desde 1623)
Igreja de S. Lourenço
(os jesuítas chegaram a Macau em 1558 e imediatamente começaram a contruir, em madeira, a Igreja de São Lourenço. A construção desta igreja, uma das mais antigas de Macau, terminou em 1560. Foi substituída por Taipa em 1618 e reconstruída em pedra em 1801/3, tendo sofrido outros arranjos ao longo do século XIX)
Igreja de St. Agostinho
(construção iniciada em 1586 por frades agostinianos, mas só foi concluída em 1591.
Igreja de S. Lázaro
(construída entre 1557 e 1560)
Igreja de S. José
(foi construída em 1758 e fazia parte integrante do Seminário de São José)
Igreja de S. José Operário
(localiza-se na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Iao Hon. É uma igreja católica relativamente recente e tem um lado virado à China que se assemelham a dois braços abertos, simbolizando uma atitude aberta de boas-vindas às massas chinesas, convidando-as a conhecer e a encontrar com Jesus Cristo)
Igreja de S. Domingos
(de nome completo "Igreja do Convento dos Dominicanos de Nossa Senhora do Rosário", foi fundada em 1587 por frades dominicanos espanhóis oriundos de México)
Igreja de Nossa Senhora de Fátima
(construída em 1968)
Igreja de Nossa Senhora das Dores
(foi construída em 1966 para servir as necessidades religiosas de Ká-Hó (Coloane), onde, naquela época, viviam as famílias de leprosos curados e alguns doentes novos)
Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Taipa)
(também chamada de Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo, foi construída, em 1885, no cimo de uma colina com vista para o mar, para a Vila da Taipa e para as mansões restauradas de estilo arquitectónico europeu situadas na antiga Praia da Taipa)
Igreja de St. António
(construída em bambu e madeira, em 1565, e era o primeiro local onde os jesuítas se instalaram na Cidade. Em 1638, ela foi reconstruída em pedra e atingiu a dimensão actual)
Igreja de S. Francisco Xavier (perto de Mong-Há)
Capela de Nossa Senhora da Guia
(foi construída por volta de 1622 no interior de Fortaleza da Guia)
Capela de Nossa Senhora da Penha
(também conhecida como a Ermida de Nossa Senhora da Penha e como a Capela de Nossa Senhora do Bom Parto, foi construída em 1622 (ano da invasão holandesa a Macau) pela tripulação e passageiros de um barco que quase havia sido capturado pelos holandeses, por cima de uma colina, ao lado do baluarte de Nossa Senhora do Bom Parto. Antigamente, a capela servia como local de peregrinação para marinheiros católicos que embarcavam para uma viagem perigosa)
Capela de S. Francisco Xavier (Vila de Coloane)
(foi construída e sagrada pelo então bispo de Macau D. José da Costa Nunes em 1928, para evangelizar e servir a pequena comunidade católica em Coloane (naquela altura, esta ilha era pouco povoada). Esta capela é dedicada a São Francisco Xavier o padroeiro dos missionários e um dos padroeiros da Diocese de Macau)
Capela de S. Tiago
(está no forte da barra e é de 1740)
Capela de S. Miguel
(foi construída em 1875, no cemitério católico do Arcanjo S. Miguel, com o objectivo de efectuar os ritos católicos funerários daqueles que iam ser sepultados neste cemitério)
Igreja de S. Francisco Xavier Pereira
(foi construída em 1951, num asilo, para servir os católicos deste estabelecimento)

Entrada da Igreja de S. Fancisco Xavier Pereira
A Catedral da Diocese de Macau está na Igreja da Sé. Algumas igrejas e capelas católicas estão actualmente incluídos na Lista dos monumentos históricos do "Centro Histórico de Macau", por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

Sem comentários:

Publicar um comentário