O Templo de Lin Fong foi construído em 1592 e é um dos três templos mais antigos de Macau. Inicialmente, era denominado Templo de Tin Fei (Templo da Concubina do Céu), ou Templo das Portas do Cerco, e tinha uma dimensão relativamente menor que a actual. Em 1723, os habitantes juntaram dinheiro para procederem à sua reconstrução, dando-lhe a nova denominação de Palácio de Chi Wu (Palácio da Misericórdia e Protecção). Durante o Reinado de Kin Long foram feitas novas obras e passou a ser designado por Novo Templo.
Recebeu o nome de Templo de Lin Fong em 1801, quando se realizaram novas obras de remodelação e restauro, ainda que a placa de inscrição, com denominação definitiva de Templo de Lin Fong, apenas tenha sido posta em 1876, quando se procedeu a novos trabalhos de conservação e à adição subsequente de novas construções anexas, sendo ampliado até à sua dimensão actual. Para além de lugar de culto era também ponto de encontro de comerciantes chineses, bem como local de estadia de oficiais mandarins.
Até ao período dos reinados de Ka Cheng e de Tou Kuong, serviu de alojamento a oficiais chineses quando estes se deslocavam a Macau em missão diplomáica. Foi também neste templo que, em 1839, o famoso Comissário Imperial, Lin Zexu, e o Governador das Províncias de Kuong Tong e Kuong Sai, Deng Tingzhen, receberam oficiais portugueses para negociações diplomáicas. Em 1989, por ocasião da comemoração do 150º aniversário da estada de Lin Zexu em Macau, foi colocada uma estáua sua num dos páteos exteriores. Mais recentemente, foi construída a Casa Memorial de Lin Zexu, num terreno adjacente ao Templo.
Sem comentários:
Enviar um comentário