domingo, 10 de março de 2024

"The Renascence of Macau"

Há cem anos era publicado em Macau o livro "The Renascence of Macau". Com 86 páginas foi escrito em inglês por Francisco Monteiro sendo impresso na Tipografia Mercantil de N. T. Fernandes e Filhos. Esta tipografia remonta ao século 19.
O livro incluiu inúmeras fotografias e informações sobre geografia, economia e o potencial desenvolvimento do território no âmbito da campanha de promoção no exterior levada a cabo pelas Obras dos Portos. Daí em alguns casos estar referido na capa que se trata de uma "publicação feita pela Direcção das Obras dos Portos de Macau" com "distribuição gratuita".
O título tem origem no facto de se ambicionar o "renascimento" económico de Macau com esta grande empreitada denominadas "obras dos portos". Na prática um conjunto de aterros e desassoreamentos que visavam tornar navegável por embarcações de grande calado nos portos interior e exterior. Com o passar dos anos a natureza encarregar-se-ia de voltar a fazer assoreamentos e das obras resultou uma benefício reduzido.
Logo no início do livro uma grande fotografia do templo de A-Ma
Nas imagens alguns aspectos das obras dos portos.

Sem comentários:

Enviar um comentário