sexta-feira, 29 de março de 2024

Serviço de jantar em porcelana "Fabricado em Macau"

Um dos temas sobre os quais recebo mais pedidos de informação, nomeadamente dos leitores de Portugal, é a porcelana fabricada em Macau. 
Nas imagens está um serviço de jantar ao que tudo indica fabricado na década 1950/60. No território era uma típica prenda de casamento e era frequentemente adquirido por militares portugueses ou funcionários públicos que residiam alguns anos em Macau em comissão de serviço, tal como as malas de cânfora que depois levavam para Portugal.
A inscrição dos caracteres chineses remete para o período de uma determinada dinastia em que a decoração das peças foi inspirada. No essencial existem no mercado apenas peças de duas dinastias, a Ming e a Qing - ao todo abarcam cerca de 500 anos - sendo esta última - a Qing - a marca que mais habitualmente se encontra nas peças de porcelana.
Tomando como exemplo este conjunto: os dois caracteres da esquerda (cima e baixo) significam Período e Fabrico. Já os da direita significam Qian e Long. Ou seja, trata-se de uma peça feita tendo por base os motivos decorativos do período do imperador Qian Long (1711-1799). 
Não sendo um especialista posso afirma com algum grau de certeza que os caracteres  chineses significam desejos de longa vida com sorte riqueza e honra.
長命 - Longevidade / Longa vida - 富貴 - Rica saúde
Um dos caracteres presentes é o que significa sorte (imagem abaixo)

Sem comentários:

Enviar um comentário