domingo, 3 de março de 2024

Rua Nova do Comércio / 通商新街

São muitos as semelhanças entre o postal ilustrado com a legenda "Macao, Pig Market"  e a fotografia com a legenda "Macao, Rue Chinoise". Ambas as imagens são do final do século 19. Na verdade não existiu um "mercado de porcos". Muito provavelmente trata-se de uma das ruas do denominado bazar chinês onde imperavam as lojas.
De acordo com as pesquisas que efectuei tudo indica tratar-se da  Rua Nova do Comércio / 通商新街, uma das transversais da Av. de Almeida Ribeiro. No postal destacam-se as gaiolas  feitas de verga/bambú onde se transportavam os porcos.
No final do século 19 Bento da França escreveu: "O bazar é o centro commercial dos Chinas em Macau. É lá que estão estabelecidos os mercados da carne de vacca ou de porco, das aves, do peixe, do arroz, dos legumes, hortaliças, fructas, etc. Para qualquer lado que nos voltemos encontramos estabelecimentos commerciaes, diversas especies de lojas, officinas, casas de pasto, vendilhões ambulantes, etc. Estas ruas e casas comquanto conservem os caracteristicos chinas teem modernamente melhorado muito com proveito da salubridade publica e da esthetica."
No livro "As colónias Portuguezas" de 1896, pode ler-se:
"Os rendimentos proprios de Macau provêm das seguintes origens: impostos directos ou indirectos proprios ou diversos e dos exclusivos estes são representados pelo producto das rendas dos monopólios que o governo faz arrematar e que se resumem nos seguintes: loterias do Pacapio e do Vae seng, jogo do Fantan, vendas do opio, do peixe, da carne de porco e de vacca, do sal e outros. A média de todos estes rendimentos regula por 380 contos de réis. A receita liquida dos monopolios da polvora e petroleo é exclusivamente applicada a melhoramentos do porto." 

Sem comentários:

Enviar um comentário