sábado, 3 de setembro de 2022

Reconstrucção de S. Paulo

A igreja da Madre de Deus, vulgo S. Paulo, foi diversas reconstruída devido aos vários incêndios que sofreu. O mais grave foi o de 1835 e já no início do século XX houve um projecto para a reconstrução integral do edifício chamado "Avante pela Reconstrucção de S. Paulo", que incluiu lotarias, quermesses, peditórios, mas vicissitudes várias fizeram com que não fosse "avante" ficando até hoje apenas a fachada em pedra.

O padre António José Gomes foi o grande entusiasta da ideia. E não foi o primeiro. Antes dele, o comendador Albino Pedro Pereira da Silveira, homem abastado nascido em Macau em 1823, chegou a mandar fazer desenhos da igreja, mas com sua mor­te a 31 de Outubro de 1902 morreu o projecto.
Imagens (canecas) de Arlete Carion


A imagem acima foi retirada do livro "Um Marinheiro em Macau 1903 Álbum de Viagem", editado em 1997 pelo Museu Marítimo de Macau tendo por base o que Filipe Emílio de Paiva escreveu num álbum com anotações da viagem da canhoneira Diu durante a estação de serviço no Oriente em 1903, em 3 volumes. A sua viúva ofereceu os referidos volumes à Sociedade de Geografia de Lisboa em 1957. Ali ficaram durante quase 40 anos até Jorge Graça e A. Cação os encontrarem quando procediam a investigações para o futuro Museu de Macau permitindo assim a edição de 1997.
Emílio de Paiva era então 1º Tenente de Marinha (mais tarde Contra Almirante) e guardou tudo dessa viagem e estadia em Macau, incluindo os convites para diversos espectáculos, récitas, jantares, angariações de fundos, colectas, etc... É assim que ficamos a saber que no início do século XX tentou-se a recuperação do edifício da Igreja Mater Dei.

Sem comentários:

Enviar um comentário