A cidade christã propriamente dita abrange a parte mais pittoresca de Macau pois que dilatando se em todo o comprimento da Praia Grande se extende depois por varias encostas insinuando se para um lado até a fortaleza do Monte e Gruta de Camões que fica sobranceira ao Patane, ao passo que para outra banda se alastra até á fortaleza da Barra contornando depois S. Lourenço, o Seminario de S. José, Santo Agostinho e vindo ligar se á outra parte proximo de S. Domingos nas abas de S Paulo do Monte. Daqui se deprehende que a área occupada pelo bazar comparada com a da cidade christã é consideravelmente menor. (...)
A cidade christā tem sido invadida por habitantes chinezes nos bairros chins é que raro moram christãos. Além disto na maior parte das casas de moradores portuguezes ou extrangeiros ha creados chinezes.
| Praia Grande no final do séc.19 Excerto de uma fotografia de Lai Afong |
A arteria principal de Macau é a Praia Grande que se acha povoada de elegantes edificações de architectura europêa terminando ao nascente por um vasto e luxuriante jardim publico. O panorama que se desfructa d'algumas elevações é arrebatador e surprehendente por exemplo do Pharol da Guia, da Gruta de Camões ou ainda melhor da Penha.
As habitações dos Europeus são d'aspecto agradavel; ha algumas mesmo notaveis pelo tamanho e bom gôsto, quasi todas as da Praia Grande teem os seus jardins e ostentam na fachada da frente grandes varandas ou galerias.
O palacio do Governo, antiga habitação dos Barões do Cercal, e o actual edificio dos tribunaes, ex palacio do Governo, são edificios dignos de especial menção. O Theatro de D Pedro V, cuja casa tambem contém o Club Macaense, merece a attenção do viajante, assim como tambem o pequeno mas elegante Gremio Militar não deve ficar esquecido.
A despeito de todos aquelles de que nos temos occupado avulta como monumento o hospital de S Januario. Por ultimo ha ainda a notar o Paço Episcopal, o Senado, a Santa Casa de Misericordia, o hospital de S Lazaro, o de S Raphael, o cemiterio de S Miguel para os christãos, o dos protestantes, o dos parses etc.
Na parte da cidade occupada pelos Europeus nacionaes e extrangeiros e pelos Macaistas contam-se algumas ruas espaçosas e elegantes, predios importantes e de boa apparencia possuindo bastantes d'elles apraziveis jardins e quintaes. Nos arrabaldes da cidade encontram-se algumas quintas bem cuidadas sendo para especialisar a residencia campestre dos Governadores denominada Palacio da Flora que hoje tem habitação e dependencias esmeradamente tratadas. (...)
in "Macau", Bento da França, 1890
Sem comentários:
Enviar um comentário