sábado, 10 de setembro de 2022

A Cidade Christã

A cidade christã propriamente dita abrange a parte mais pittoresca de Macau pois que dilatando se em todo o comprimento da Praia Grande se extende depois por varias encostas insinuando se para um lado até a fortaleza do Monte e Gruta de Camões que fica sobranceira ao Patane, ao passo que para outra banda se alastra até á fortaleza da Barra contornando depois S. Lourenço, o Seminario de S. José, Santo Agostinho e vindo ligar se á outra parte proximo de S. Domingos nas abas de S Paulo do Monte. Daqui se deprehende que a área occupada pelo bazar comparada com a da cidade christã é consideravelmente menor. (...)
A cidade christā tem sido invadida por habitantes chinezes nos bairros chins é que raro moram christãos. Além disto na maior parte das casas de moradores portuguezes ou extrangeiros ha creados chinezes. 
Praia Grande no final do séc.19 
Excerto de uma fotografia de Lai Afong

A arteria principal de Macau é a Praia Grande que se acha povoada de elegantes edificações de architectura europêa terminando ao nascente por um vasto e luxuriante jardim publico. O panorama que se desfructa d'algumas elevações é arrebatador e surprehendente por exemplo do Pharol da Guia, da Gruta de Camões ou ainda melhor da Penha.
As habitações dos Europeus são d'aspecto agradavel; ha algumas mesmo notaveis pelo tamanho e bom gôsto, quasi todas as da Praia Grande teem os seus jardins e ostentam na fachada da frente grandes varandas ou galerias.
O palacio do Governo, antiga habitação dos Barões do Cercal, e o actual edificio dos tribunaes, ex palacio do Governo, são edificios dignos de especial menção. O Theatro de D Pedro V, cuja casa tambem contém o Club Macaense, merece a attenção do viajante, assim como tambem o pequeno mas elegante Gremio Militar não deve ficar esquecido.
A despeito de todos aquelles de que nos temos occupado avulta como monumento o hospital de S Januario. Por ultimo ha ainda a notar o Paço Episcopal, o Senado, a Santa Casa de Misericordia, o hospital de S Lazaro, o de S Raphael, o cemiterio de S Miguel para os christãos, o dos protestantes, o dos parses etc.
Na parte da cidade occupada pelos Europeus nacionaes e extrangeiros e pelos Macaistas contam-se algumas ruas espaçosas e elegantes, predios importantes e de boa apparencia possuindo bastantes d'elles apraziveis jardins e quintaes. Nos arrabaldes da cidade encontram-se algumas quintas bem cuidadas sendo para especialisar a residencia campestre dos Governadores denominada Palacio da Flora que hoje tem habitação e dependencias esmeradamente tratadas. (...)
in "Macau", Bento da França, 1890

Sem comentários:

Enviar um comentário