segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Os Pang Tang

Os chamados cheques-prata ou Pang Tang eram títulos fiduciários (garantidos por depósitos de moeda de prata) emitidos por empresas e bancos privados na primeira metade do século 20. Sendo ilegais eram tolerados pelas autoridades locais.
Po Hang Bank (Rua dos Mercadores)

Estes títulos circulavam paralelamente à moeda oficial de Macau cujas primeiras notas só foram emitidas em 1905 e que nos primeiros anos não tiveram a confiança da população. A desconfiança era de tal ordem, que mesmo tendo de pagar uma taxa de câmbio, as pessoas preferiam os Pang Tang à pataca de Macau e, na verdade, em certas lojas nem sequer se aceitava a moeda pataca. Foi este o cenário durante cerca de 40 anos.
Banco Pou Seng (valor facial 50)

A partir do final da década de 1930, com a invasão da China pelo Japão e depois com o alastrar da segunda guerra mundial à Ásia, estes bancos privados começaram a não ter reservas em prata para cobrir as responsabilidades dos pang tang emitidos. A confiança nesta modalidade de dinheiro paralela foi diminuindo e acabou em desuso.
Yau Sun Bank (valor facial 50)

Mas nos tempos áureos chegaram a existir dezenas destes bancos privados: Chin Fong, Hang Heng, Hang Fat, Po Hang (um dos mais importantes), Pou Seng, Tin Lee, Yau Sun, etc...
Tin Lee Co

Sem comentários:

Enviar um comentário