quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Os "retratos" de Chinnery

À semelhança de outros artistas do seu tempo, George Chinnery vivida dos rendimentos que obtia com a venda dos quadros que pintava, não só de paisagens, mas sobretudo e em especial, retratos das pessoas mais abastadas e até de famílias: desde os mandarins e comerciantes chinese smais abastados, aos comerciantes estrangeiros que viviam alguns meses em Macau até poderem ir fazer negócios a Cantão, bem como alguns macaenses mais ricos.
Segundo testemunhos da época, Chinnery era considerado um 'bon vivant' e até extravagante, tinha um excelente sentido de humor e era bom conversador.
O comerciante de ópio António Pereira (imagem acima) foi um dos retratados por G. Chinnery. Outros: William Jardine (médico escocês que abandonou a medicina para dedicar ao comérico do ópio e co-fundador da Jardine Matheson & Co.) James Matheson (o sócio de Jardine), Thomas Colledge (médico especialista em oftalmologia), Harriet Low, Mow Qua, Hou Qua, Robert Morrisson, etc...
The Revd. Robert Morrison D.D. and his assistants 
in the translation of the bible into Chinese. ca. 1835

Harriet Low por Chinnery
Em cima, um retrato de Wu Bingjian/Mow Qua (Qua significa Oficial em mandarim) datadop de 1828. Foi o mais importante comerciante de Cantão no tempo das feitorias estrangeiras. Morreu em 1839.
Um dos discípulos de Chinnery, Lam Qua, também fez o retrato deste comerciante (imagem abaixo). Lam Qua era criado de Christopher Fearon, um comerciante estrangeiro para cuja casa Chinnery foi viver nos primeiros tempos em Macau. Ali, Lam Qua viu e aprendeu a arte e técnica da pintura ocidental com George Chinnery
Em baixo um dos retratos mais conhecidos de Chinnery: "Dr. Thomas Richardson Colledge and his assistant Afun in their Ophthalmic Hospital, Macao, 1833". Ou seja, o Dr. Thomas Richardson e o seu assistente a tratar pacientes no hospital oftalmológico em Macau em 1833.
A pintura de Chinnery foi encomendada pela East India Company (EIC) e custou cerca de 500 libras, uma grande soma de dinheiro. A pintura foi enviada para a Inglaterra após a conclusão e uma impressão da tela foi gravada por William Daniell em 1834 com o título "Thomas Colledge Esq’re, Member of the Royal College of Surgeons, London, and Surgeon to the British Factory in China, attending at his private Opthalmic (sic) Infirmary in Macao."
Pintura com o título "An English Family in Macao"

PS: Sobre praticamente todos os retratos referidos existem publicações aqui no blogue pelo que sugiro a utilização do 'motor de pesquisa' a quem pretender mais informações.

Sem comentários:

Enviar um comentário