quarta-feira, 23 de março de 2022

Dispensários e água gaseificada no século 19

Em meados do século 19 existiam na Praia Grande o "Lisbon Dispensary and Soda Water Manufactory", no nº 35 - era também a Pharmacia Lisbonense" - e o "National Dispensary" que ficava no nº 81.
A água carbonatada/gaseificada - soda water - era algo muito em voga na época visto ter alguns benefícios para a saúde. Existia na natureza mas só seria criada artificialmente graças aos estudos do inglês Joseph Priestley e do francês Antoine Lavoisier, entre 1772 e 1773. Baseado nesses estudos, o farmacêutico Thomas Henry tornou-se o primeiro a produzir esta bebida industrialmente em 1782. Vendidas como produtos medicinais, estas águas com gás dióxido de carbono sob pressão existiam com vários sabores (refrigerantes). Estava dado o primeiro passo para que anos mais tarde surgisse a Coca-Cola.
Anúncios de 1866 e 1867 in "O Boletim do Governo de Macau"
Um "dispensario" era um estabelecimento de beneficência, público ou privado, que prestava gratuitamente assistência médica, cuidados e medicamentos a doentes socialmente necessitados.

José Severo da Silva Telles surge como dono ou gerente em 1870 enquanto A. de Barros era o proprietário em 1874. O Lisbon Dispensary pertencia a J. Neves de Souza.
Os anúncios abaixo, publicados em jornais de Macau em 1888 e 1889, são da "Pharmacia Lisbonense" e atestam o tipo de produtos comercializados: desde medicamentos a artigos para toilette passando por conservas e vinho.


Sem comentários:

Enviar um comentário