quinta-feira, 24 de março de 2022

"Liampó" num mapa de A. Ortelius (1603)

Da autoria de A. Ortelius este mapa da "Índia Oriental" remonta a 1603
Não surge qualquer referência a Macau, mas aparece Cantão e Liampó (corresponde à actual cidade chinesa de Ningbo), onde os portugueses se fixaram por volta de 1540 e foi durante muito tempo, antes do assentamento em Macau, um porto de escala muito importante nas viagens para o Japão.
Montalto de Jesus na obra "Macau Histórico" explica como era Liampó baseando-se no relato da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto:
"(...) Liampó foi sempre considerada como a mais bonita, a mais rica e a melhor abastecida colónia que os portugueses tiveram na Ásia – um município oficializado como cidade portuguesa e intitulado, nos testamentos e escrituras, Esta muy nobre e sempre leal cidade de Liampó, pelo Rey nosso Senhor, como se se situasse em Portugal. A colónia atingiu o auge da sua prosperidade depois da descoberta do Japão (ocorrida entre 1542 e 1543). O comércio, calculado em mais de três milhões de cruzados de ouro, rendia três ou quatro vezes o capital investido. A comunidade era de mil e duzentos portugueses e mil e oitocentos orientais, que por ali prosperavam sem ser molestados pelos piratas. Ao Sul, no entanto, os portugueses eram muitas vezes vitimados e o comércio entre Malaca e Liampó disso se ressentia fortemente. Certa vez calhou a António de Faria, que arruinado resolveu vingar-se. Com o apoio dos seus companheiros equipou uma expedição contra o seu saqueador, o famoso corsário Coja Acém, terror da costa chinesa. A partir do Sião, Faria esmagou muitos piratas poderosos – e uma das vitórias impressionou tanto os chineses que estes lhe enviaram uma deputação, oferecendo-lhe um tributo de vinte mil taéis e solicitando a sua protecção como rei dos mares. Ele de boa vontade aceitou e emitiu salvos-condutos, pondo como condição que os portugueses fossem tratados de forma fraternal pelos chineses sempre que se encontrassem. (...)

Sem comentários:

Enviar um comentário