quinta-feira, 10 de março de 2022

Exposição "Beber da Água do Lilau"

O espólio de Nuno Barreto, doado à Fundação do Oriente em 2019, pode ser visto até 26 de Junho próximo, no Museu do Oriente em Lisboa, numa mostra intitulada "beber da Água do Lilau - Retrospectiva de Nuno Barreto.
Na newsletter do Museu pode ler-se: Acrílicos, guaches, cadernos de desenhos, esboços, apontamentos, revistas, livros, catálogos e fotografias, transportam-nos para a sua vivência e transformação desde a pintura abstracta à pintura figurativa, à medida que foi entendendo o seu propósito de captar o espírito de um lugar assim como as gentes que povoam a cidade de Macau, a terra que, segundo o próprio, “lhe entrou no sangue para nunca mais sair”.

Nuno Barreto fez a formação académica na Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1966 seguindo-se uma pós-graduação na Saint Martin´s School of Art, em Londres. Foi professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e posteriormente convidado pelo governo de Macau a preparar o projecto da Academia de Artes Visuais do Instituto Cultural de Macau, que dirigiu desde a sua fundação, em 1988, sendo posteriormente director da Escola de Artes Visuais do Instituto politécnico de Macau de 1993 a 1997.

Sem comentários:

Enviar um comentário