segunda-feira, 21 de março de 2022

Ansicht der Stadt Macao in China / Видъ Города Макао съ морской стороны

 

Esta ilustração de Macau - vista da Praia Grande - é do primeira quartel do século 19 surgindo em algumas publicações, na Rússia e na Alemanha, por exemplo, no ano de 1813.
A legenda em alemão "Ansicht der Stadt Macao in China" e em russo "Видъ Города Макао съ морской стороны" / "Vid goroda Makao s morskoĭ storony" significa "Vista da cidade de Macau na China".
A ilustração é baseada em desenhos feitos por Wilhelm Gottlieb Tilesius em 1805-6, que apareceu no atlas para acompanhar o relato de Ivan Federovich von Krusenstern sobre a primeira circum-navegação russa. 
Naturalista e ilustrador alemão, Wilhelm Gottlieb Tilesius (1769-1857) acompanhou Ivan Krusenstern na expedição como ilustrador oficial.
Macau é mostrado a partir de um navio ancorado junto à Taipa com vista sobre a baía da Praia Grande onde são representados edifícios residenciais e armazéns ao fundo das colinas. O território era na época um importante entreposto comercial para os europeus na China. Todos os navios estrangeiros tinham que parar ali primeiro, antes de poder seguir viagem para Cantão que só estava aberta ao comércio alguns meses do ano. 
Na imagem destaque ainda para a profusão de embarcações grandes e pequenas, de origem europeia e chinesa e para as representações da Fortaleza do Monte, a Fortaleza e Ermida da Guia, a fortaleza do Bom Parto, a Ermida da Penha etc... 
Refira-se que a expedição Krusenstern - a primeira circum-navegação da Rússia - ocorreu entre 1803 e 1806 e passou três meses em Macau. 
Adam Johann von Krusenstern (1770-1846) foi um explorador germano-báltico e almirante da Marinha Imperial Russa. Liderou a primeira circum-navegação russa do globo nos navios "Nadejda" - imagem acima - e "Neva".
Kruzenshtern deixou para a posteridade um pormenorizado diário de bordo* onde podemos ler sobre Macau:
"A situação dos portugueses em Macau é extrema - mente delicada, tanto mais difícil é a situação do governador por ter contactos frequentes com o Governo Chinês. Embora os governadores se comportem com extremo cuidado, acontecem por vezes casos em que eles, sem a perda extrema de respeito para com a sua nação, pouco respeitada também agora pelos chineses, não ousam aceitar as suas exigências. (...) Se em Macau mandassem os ingleses ou espanhóis, rapidamente poriam fim a essa vergonhosa dependência dos chineses. Essas nações, tendo nas suas mãos importantes países perto da China, poderiam, em Macau, oferecer resistência à força de todo o Estado Chinês.

* Крузенштерн, Иван Фёдорович «Путешествие вокруг света в 1803, 1804, 1805 и 1806 годах на кораблях Надежда и Нева». Москва, 2009 года, (Ivan Kruzenshtern – Viagem de circum-navegação nos navios «Nadejda» e «Neva». Moscovo, 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário