terça-feira, 22 de março de 2022

Hotel Boa Vista: ementa jantar 21 Março 1899

A entrada na Primavera de 1899 foi assinalada no hotel Boa Vista (mais tarde Bela Vista) com um jantar em que da ementa constava: sopa de tomate, boiled salmon (salmão), galinha à francesa, macaroni, batatas, feijão verde, galinha de caril e para sobremesa um gipsy cake (bolo cigano).
É curioso notar que toda a ementa é escrita em inglês já que os clientes do hotel eram sobretudo estrangeiros, nomeadamente da vizinha colónia britânica, Hong Kong, que escolhiam o território pela calmaria que proporcionava.
Nesta época o Boa Vista, a par do Macao Hotel, era os únicos hotéis do estilo ocidental existentes no território. O Boa Vista, embora mais afastado do centro, era considerado o mais luxuoso e o que proporcionava melhor vista sobre o delta do rio podendo apreciar-se todo o movimento das embarcações a entrar e sair da barra que dava acesso ao Porto Interior.
O Macao Hotel ficava no troço que vai dos actuais hotel Metrópole ao BNU, sendo que no final do século XIX o delta do rio terminava logo ali, do outro lado da estrada, como se pode verificar na imagem acima.

Sem comentários:

Enviar um comentário