quinta-feira, 3 de março de 2022

Chá de Ervas

Em Macau ainda hoje existem muitas casas de chá, hábito enraizado na comunidade chinesa. Na década de 1950 existiam mais de 100 estabelecimentos deste género, inclundo venda ambulante. São muitos os tipos de chá chineses. Para este post, escolhi o "chá de ervas". Em baixo uma fotografia da década de 1950/60 da "Casa de Chá On Kei" na Horta da Mitra" e um embalagem em papel - da casa de chá Tai Seng Kong - onde eram acondicionadas as ervas medicinais.
Numa publicação do ICM pode ler-se:
"O chá de ervas é feito à base de ervas medicinais chinesas processadas, frias ou frescas, e com um ou mais sabores. Entre os 24 tipos de chá mais comuns contam-se o chá de cinco flores (wu hua cha), o chá de ervas de Shaxi (sha xi ling cha), o chá de ervas osso de galinha (ji gu cao), o chá de sementes de cânhamo (huo ma ren), o chá de Spica Prunellae, Folium Mori e Chrysanthemum (xia sang ju), o sumo de cana-de-açúcar de bambú e Rhizoma Imperatae (zhu zhe mao gen shui), etc. 
As fórmulas de chás de ervas variam ligeiramente consoante a loja de chá, sendo que cada loja cria as suas próprias receitas, transmitindo-as hereditariamente de geração em geração. Antigamente, havia várias lojas de chá de ervas muito célebres em Macau, incluindo a Tai Iau Ik Leung Cha, o Departamento de Chá de Ervas da Hin Kei Bing Ka, a Tai Sing Kung, a Fok Wa Kei, a Tai Heung Lei, a Sam Hang Nga, a Pak Ka Cheung, entre outras."

Sem comentários:

Enviar um comentário