quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

"Supression of Gambling in Macao"


"Supression of Gambling in Macao" é o título da notícia da página 3 do jornal The Singapore Free Press, de 7 de Outubro de 1947.
O fim do jogo em Macau era de facto notícia, se fosse verdade. 
Trata-se no entanto de uma confusão. Nesta altura o que estava em causa era o fim do ópio em Macau.
Aliás, lendo-se a notícia até ao fim percebe-se que as declarações do cônsul de Portugal em Cantão, José Calvet de Magalhães, à agência noticiosa Associated Press, referem-se ao "opium" e não ao "gambling".
Durante quase dois séculos o processamento, embalagem, consumo e venda do ópio, a par dos exclusivos do jogo, foram as principais fontes de rendimento do Governo de Macau.
O território importava o ópio cru (da índia) e preparava-o para a exportação (ópio cozido).
No início do século 20, devido à crescente pressão e condenação internacional, (a maior parte dos países já o tinham ilegalizado na primeira década do século 20) o comércio do ópio acabou por ser ilegalizado e declarado oficialmente "extinto" pelas autoridades de Macau por decreto-lei nº 933 de 28 de Maio de 1946. De acordo com a legislação até 30 de Junho de 1947 todos os fumatórios de ópio existentes em Macau deveriam ser encerrados. De acordo com a notícia foi um pouco mais tarde. Perante a ilegalização do ópio outra fonte de receita pública já estava no activo... o comércio do ouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário