O Fairey III D - "Santa Cruz" é uma das peças emblemáticas do Museu de Marinha em Lisboa e a sua história tem ligações a Macau.
Construído em Inglaterra em 1921 pela Fairey Aviation Company Limited, um ano depois completou a travessia do Atlântico Sul.
Em 1927 foi enviado para Macau com outros dois aviões Fairey, para o Centro de Aviação Naval. Em 1930 regressou a Lisboa como "relíquia aeronáutica", sendo nessa altura restaurado e passando a constituir património do Museu de Marinha.
Em 1927 foi enviado para Macau com outros dois aviões Fairey, para o Centro de Aviação Naval. Em 1930 regressou a Lisboa como "relíquia aeronáutica", sendo nessa altura restaurado e passando a constituir património do Museu de Marinha.
Em 1935 participou na Exposição Internacional de Aeronáutica; em 1940 na Exposição do Mundo Português; em 1959 na celebração do 37.º aniversário da Travessia Aérea do Atlântico Sul e em 1959 esteve exposto na Avenida da Liberdade, em Lisboa, no dia da Marinha.
Um marco da história da aviação este Fairey - hidroavião biplano monomotor - estava equipado com Motor Rolls Royce "Eagle" VIII com 350 cavalos e 12 cilindros em V, resfriado por água. Atingia a velocidade\máxima de 176 km/h, uma autonomia de 5h30m e um raio de acção de 980 km. Tem 10,97 metros de comprimentos e envergadura de asas de 14,05 metros.
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