domingo, 5 de janeiro de 2020

Cartas do Extremo Oriente

"Cartas do Extremo Oriente" é da autoria de António de Santa Clara (militar nascido em 1902) e dedicado a João Pereira Barbosa "com admiração pela maneira como governou Macau". 
A primeira edição é de 1938 tendo sido escrito em parceria com António Maria Pereira. 

João Pereira Barbosa foi governador interino entre 4 de Janeiro e 24 de Dezembro de 1936, um mandato curto mas bastante atribulado, marcado pelas alterações ao comércio do ópio (já ilegal na maior parte do mundo menos em Macau o que só viria a ocorrer em 1946) e pelas relações com Pedro José Lobo.
Excerto:
“Eis o que se passou ontem. Lei Man, um amigo meu, encontro-me sentado a uma das mesas do «dancing». Sentou-se também e comunicou-me que desejava apresentar-me a uns amigos de Cantão que tinham grande interesse em conhecer o ajudante do governador.
Convinha um sítio recatado, fora das vistas do público. Lai Man, com a fisionomia mais calma do mundo – nunca o vi alterar-se – expôs ràpidamente a a natureza do negócio, sem deixar de olhar distraídamente os pares que dançavam, pelo meio da sala.
Os seus amigos eram capitalistas que tinham explorado o jôgo em Cantão; com a proibição de se continuar ali o negócio, vinham a Macau para aqui se estabelecerem. Queriam que o jôgo lhes fôsse dado sem ir à praça e ofereciam uma avultada renda. Saímos; e fomos ao tal sítio recatado onde nos esperavam. Uma viela estreita e uma casa sombria. era de facto o que Lei Man tinha dito. Ofereciam a renda de um milhão e oitocentos mil dolares anuais, depositavam a caução respectiva e dava-me duzentos mil dolares - e apenas duzentos mil… - se eu conseguisse, junto do Governador que o jôgo lhes fôsse imediatamente entregue, dispensando-se a praça, e perguntaram-me quanto pensava eu que deveriam oferecer ao Governador. A cêna foi apenas esta: nada mais lhe acrescentarei para a deixar aqui tôda a sua magnífica nudez.”

Sobre ASC e este seu livro:
A viagem de um jovem oficial português de Marselha a Hong Kong em finais da década de 20 do século XX. Hóspede do governador de Hong Kong, Cecil Clementi, ruma a Macau e aí verte as primeiras considerações sobre as diferenças extremas que separam Oriente e Ocidente. Visitas a Hué e Saigão (Indochina), Kota Bahru (Malaya britânica) e Singapura a bordo de um aparelho da Royal Air Force. Visita Shanghai dos excessos e dos contrastes, a paisagem chinesa vista do comboio a caminho de Pekin. Os esplendores monumentais da antiga capital, a ocidentalização, os cabarets animados por russas, um passeio nocturno pelos insalubres hutong. Visita a Moukden (Shenyang) e à Coreia ocupada pelos japoneses. Incursão ao Japão de 1935.”

1 comentário:

  1. Tenho alguns exemplares das "Cartas do Extremo Oriente" do António de Santa Clara bem como de outro extraordinário livro por ele editado em 1948 cujo tema é "Vida Inquieta"
    Tanto quanto sei nasceu e viveu a adolescência em Fonte Boa dos Nabos na Ericeira. Já lá fui tentar obter mais informações acerca dele mas nada consegui... Se alguém soubesse mais alguma coisa acerca do autor e quisesse partilhar... Meu mail:pefesil@gmail.com

    ResponderEliminar