quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Episódio sobre a 'ocupação' japonesa

Entre 1937 e 1945 Macau viveu sob "Os Anos da Guerra". Apesar da neutralidade de Portugal face à Segunda Guerra Mundial, os japoneses instalaram-se no território. Diamantino Correia, antigo militar em Macau uns anos mais tarde, recorda-se de algumas histórias (que lhe contaram) sobre esses anos e pedi-lhe para as recordar. Aqui vai mais uma episódio - dos muitos que ocorreram - sobre a 'ocupação' japonesa em Macau.
"Durante alguns meses fui comensal na casa de um guarda de 1ª classe da PSP, sita na Avenida Coronel Mesquita. Este sr. chamava-se António Rodrigues e tinha como alcunha " O Fantasma". Julgo que foi para aquele território nos anos 30, já que à data em que o conheci tinha 7 filhos e o mais velho (António Rodrigues Jr.), já falecido, teria os seus 18 anos. Preparava-se então para prosseguir os estudos superiores em Portugal, o que aconteceu. Não sei qual a sua formatura. Pois o pai "Fantasma" foi chamado a chefiar uma equipa de agentes solicitada pelo hotel Central, uma vez que, alguns militares japoneses, já bem bebidos, se dedicavam à destruição de bens no salão de dança. Chegado lá, pediu a presença do mais graduado. Houve risos de mofa, já que a autoridade portuguesa era periodicamente posta em causa. Mas o "nosso" homem não se intimidou e através do intérpete, fez-lhe saber que o imperador Hiroito não lhes tinha mandado fazer aquilo. Ouvido que foi o nome do imperador, não só abandonaram o local bem como pagaram todos os estragos. 
P.S. António Rodrigues era alentejano (área de Portalegre) e então fazia serviço para o Dr. Pedro Lobo nas instalações da Vila Verde. Vivia, como disse na Avª Coronel Mesquita, numa excelente vivenda cedida pelo "patrão" Pedro Lobo."
Mais uma vez agradeço ao Diamantino Correia - prestou serviço militar em Macau entre 1951 e 1959 - o seu depoimento. A sua história pode ser vista aqui http://macauantigo.blogspot.com/2010/02/memorias-de-diamantino-correia-81-anos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário