terça-feira, 30 de abril de 2019

Mercados municipais: final século 19

Foi a 24 de Janeiro de 1892 que o governador de Macau Custódio Miguel de Borja (1890-1894) assinou o despacho autorizando a proposta orçamental para adjudicação da construção do “Mercado Municipal de Coloane” na "villa" com o mesmo nome, a povoação da ilha de Coloane.
O mercado tinha uma área de construção de 15m x 20.5m, rodeado por um parapeito de pedra com 1.7 metros de altura e com três saídas na direcção Este, Sul e Norte respectivamente. No centro do terreno ficava o pavilhão com telhado de estrutura de treliça de madeira, suportado por quatro colunas de Doric (estilo toscano com capitel simples) com 3,5 metros de altura e sem paredes a fim de permitir uma melhor ventilação e iluminação.
O mercado seria inaugurado a 5 de Março de 1893 e designado por “Mercado Municipal Conselheiro Custódio de Borja” por sugestão da Administração do Concelho da Taipa e Coloane, sendo a cerimónia da inauguração presidida pelo próprio governador. Fica em frente ao actualmente designado como Largo do Presidente António Ramalho Eanes.
Nota: O
mercado da (Feira do Carmo) Taipa tem algumas semelhanças e data de 1886. Tal como o antigo Mercado Municipal Horta da Mitra (imagem abaixo), da mesma época, e demolido por volta da década de 1930 para dar lugar a um novo edifício inaugurado em 1939.
Mercado da Horta da Mitra: final século 19

Sem comentários:

Enviar um comentário