quinta-feira, 18 de abril de 2019

Novas peças no Museu de Macau do CCCM

O Museu de Macau reúne um acervo de cerca de 4.000 peças de arte de várias categorias com destaque para a cerâmica, pintura, mobiliário, têxteis, documentos gráficos, numismática e ourivesaria. Para este post seleccionei algumas das aquisições mais recentes.


Pratos e caixa armoreados (na imagem a caixa com tampa) ca. 1735
Dois pratos e caixa com tampa, em porcelana da China da Companhia das Índias. A decoração é policromada com fundo adamascado, contendo as armas de Cosme Damião Pereira Pinto, fidalgo da Casa Real e Governador de Macau entre 1735-1738 e 1743-1747.
Raro jarro de porcelana ca. 1640
Jarro de porcelana azul e branco encomendado para o Colégio de S. Paulo, em Macau, fundado pela Companhia de Jesus em 1594. Tem o corpo ovoide, decorado com elementos vegetalistas e duas faixas largas: uma com representação de paisagem oriental e outra com duas caras com colares ladeadas por enrolamentos.

Travessa Navio Brilhante, CA. 1840
Travessa de um serviço mandado executar em 1840, de porcelana branca decorada com esmaltes azuis, de forma oval, com o navio Brilhante desenhado ao centro. O serviço foi encomendado pelo proprietário do navio, João António Alves, comerciante e capitão de navios, sediado em Macau, para oferecer ao tio de sua mulher, Miguel António de Sousa que, nos anos 20 ou 30 do séc. XIX, lhe emprestou o dinheiro para comprar o navio.


Caixa de chá com armas do Bispo de Macau D. Jerónimo José da Mata (1845 a 1862) em madeira lacada a negro com decoração a ouro com paisagens orientais. 


Jerónimo José da Mata, lazarista, chegou a Macau em 1825 tendo concluído os estudos no Seminário de S. José. Após a ordenação sacerdotal ficou colocado no território. Em  1845 tomou posse da Diocese. Durante o seu episcopado (até 1862) activou e concluiu a reconstrução da Sé e construiu o novo Cemitério de S. Miguel.  Em 1848, a seu pedido, as Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo foram para Macau e tomaram conta de albergue de Sta. Rosa de Lima.  Em 1857 partiu para Portugal e apresentou a resignação do bispado que só seria aceite em 1862.  Morreu em 1865.





Algumas destas peças foram adquiridas num leilão em 2014 e fazem parte da colecção de arte da Fundação Jorge Álvares estando expostas no  Museu de Macau do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário