segunda-feira, 22 de abril de 2019

Uma oferta para o Governador: 1869

Sabbado de tarde recebeu S Exa o governador em palacio uma commissâo de oito negociantes chinas encarregada de offerecer a S Exa um precioso mimo em nome da communidade chineza desta cidade. O delicado presente a que nos referimos consta de urna espada de prata e um album no gosto chinez com costas de prata de magnifico gosto e labor. Nas paginas do album acham-se gravados em caracteres chinezes mais de 200 nomes dos principaes haos e negociantes chinas de Macau e algumas sentenças de Confucio que tem applicaçao aos generosos sentimentos que os chinas apreciam e respeitam no actual tenente rei de Sua Magestade Fidelissima nesta colonia. Alem dos primorosos objectos que mencionamos consta ainda o presente de uma especie de bambinella* de seda vermelha bordada a matiz muito usada pelos chinas nas salas de recepçâo na qual em caracteres sínicos doirados se lèem os nomes de algumas cidades da Europa e da China bem como os nomes de S Ex ao Almirante Sergio* e o dos chinas residentes que neste precioso regalo tiveram em vista provar que nao passam desapercebidos os cuidados incessantes que em prol de seus legitimos interesses tem o actual governador da colonia. Damos a S Ex a os nossos sinceros parabens.
in Boletim da Província de Macau e Timor, 26 Abril 1869
*António Sérgio de Sousa, foi Governador de Macau entre 1868 e 1872. Foi durante o seu mandato (1869) que foi feito o primeiro cadastro toponímico de Macau.
** duas cortinas, geralmente apanhadas de lado e orladas com franjas ou galões, que se situam nas laterais de uma porta ou janela para adornar e sombrear o espaço interior, podendo ser encimadas por sanefa.

Sem comentários:

Enviar um comentário