Alguns dos pontos assinalados no mapa "Tera de Macao":
Porta do Cerco; Fortalezas: Monte, Guia, Penha, S. Francisco, Bom Parto, Barra; baía da "Praya Grande", Cacilhas, um pagode... e inclui-se ainda as ilhas da Taipa Grande, Taipa Pequena, Coloane e Montanha.
A nau "Nossa Senhora de Penha de França, São Francisco de Paula e Almas" era navio da carreira do Oriente. Em 1770 chegou a Lisboa vindo da China com escala pela Baía. Em 18 de Março de 1771 largou para Macau.A fragata, de 34 peças, aparece a navegar em 1762. Em 1772 montava 44 peças. Desempenhou diversas missões, nomeadamente, largou a dar comboio para o Rio de Janeiro, Mazagão e Moçambique; integrou a esquadra do Coronel-do-mar João da Costa de Brito, para correr a costa em corso contra franceses; navegou nos mares do Oriente e participou no combate com maratas em 1772. Por vistoria de 11 de Setembro de 1776, foi julgada incapaz do serviço e mandada desmanchar.
Curiosidade: "Em 1728 chegou a Macau vindo de Gôa o navio Nossa Senhora da Penha de França e nelle por ouvidor desta cidade Antonio Fernandes Teixeira."
Sem comentários:
Enviar um comentário