domingo, 22 de novembro de 2020

Cabo Submarino: do telegráfico ao ótico

Actualmente é através de um cabo submarino - fibra óptica - que Macau está ligado ao mundo ao nível das telecomunicações. Mas já em meados no século 19 essa ligação foi começada, na altura ao serviço da telegrafia: "cabo telegraphico subamarino". 
Anúncio de 1874
1870
1 Agosto - Jules Despecher propõe o lançamento e exploração de um cabo telegráfico submarino entre Macau e Hong Kong.
1880
Abril - Contrato entre o Governo de Macau e a Eastern Extension, Australasia China Telegraph Company (fundada em 1873) para ligação do território a Hong Kong através de cabo telegráfico submarino.
1884
13 Fevereiro - Lançamento do cabo telegráfico submarino da Eastern Extension, Australasia China Telegraph Company, entre Hong Kong e Macau, pelo navio Sherard Osborn, concluído em 17 do mesmo mês. O sistema é constituído por um condutor de cobre coberto por gutta percha, numa extensão de 35 milhas náuticas (65 quilómetros).
14 Março - Contrato entre o Governo português e a companhia Eastern Extension Australasia and China Telegraph Company, Ltd. para o lançamento de um cabo telegráfico submarino entre Macau a Hong Kong, "ligando- se n’esta última cidade com a rede geral telegraphica submarina. A companhia obriga-se a estabelecer um outro cabo telegráfico entre Macau e a ilha de Taipa".
Pelo Boletim da Província nº 25 de 21 de Junho de 1884, ficamos a saber que o Governo está autorizado a contratar com a Eastern Extension Australasia and China Companhy a colocação e exploração de um cabo telegráfico submarino entre Macau e Hong Kong (prazo de 40 anos), ligando-se nesta última cidade com a rede geral telegráfica submarina. Previa-se ainda a colocação de outro cabo entre Macau e Taipa.
1885
Entrada em funcionamento de novos cabos telegráficos submarinos: Carcavelos a Vigo, em Espanha; Moçambique (designação do território que compreendia uma área próxima das atuais províncias de Sofala e Manica do Estado moçambicano) a Zanzibar (Arquipélago ao largo da costa da Tanzânia); Moçambique a Lourenço Marques; Lourenço Marques a Durban, na África do Sul e Macau a Hong Kong.
1894
5 Junho - Colocação do cabo telegráfico submarino entre a cidade de Macau e a ilha de Taipa.
Repartição do Cabo Submarino em Macau.
Foto de Man Fook no final do século XIX. Arquivo IICT

Directório de 1912: Eastern Extension Australasia and China Telegraph Co.
no nº 9 da praia Grande

1922
8 Novembro - Novo contrato entre o Governo português, através do Ministério das Colónias, e a Marconi’s Wireless Telegraphy Company conferindo-lhe o exclusivo da instalação e exploração de uma rede telegráfica entre a Metrópole e os Açores, Madeira, Cabo Verde, Angola, Moçambique,
S. Tomé e Príncipe, com possível extensão a Macau, Estado Português da Índia e Timor. Por este contrato, que só começou a ter execução prática a partir de 1926, e após a constituição da CPRM em 1925, a companhia portuguesa alarga a exploração da TSF a todo o império colonial. Em 1966, é renovado o contrato de concessão e aquela companhia passará a deter o monopólio da exploração de cabos submarinos.
Repartição do Cabo Submarino junto à Calçada da Paz e a Travessa do Bom Jesus
(a caminho da Penha)

1981
20 Agosto - Assinatura de um contrato de concessão, atribuindo à Cable and Wireless a exploração do serviço público de telecomunicações
1999
Entra em funcionamento o sistema de cabos óticos submarinos SEA-ME-WE com um comprimento total de 39.000 quilómetros de que a CPRM – Companhia Portuguesa Rádio Marconi foi co-proprietária, ligando a Alemanha, Portugal (Sesimbra), Macau (que assim passou a ter acesso direto à rede internacional de cabo submarino), Austrália e Japão. Países onde amarram os cabos do sistema, por ordem alfabética: Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Bélgica, Brunei, China-República Popular, Chipre, Coreia do Sul, Djibouti, Egito, Emiratos Árabes Unidos, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hong Kong, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Macau, Malásia, Marrocos, Myanmar, Omã, Paquistão, Singapura, Sri Lanka, Tailândia, Turquia e Vietname.

Sem comentários:

Enviar um comentário