Entre os vários fotógrafos ocidentais que se estabeleceram em Hong Kong, Cantão ou Macau na segunda metade do século 19* figuram os norte-americanos Sylvester Dutton e Vince Michaels. Menos conhecidos que nomes como William Floyd ou John Thomson, ou porque não fizeram muitas fotografias ou então porque as mesmas não sobreviveram até aos nossos dias.
A foto acima é uma vista panorâmica da península de Macau de 1863 e é da autoria da dupla "Dutton & Michaels", nome do estúdio de fotografia que os dois tinham em Cantão (Guangdong) na época.
Num anúncio publicado a 18 de Dezembro de 1864 no The Hong Kong Daily Press (primeira página) S. Dutton - nascido no Maine (EUA) ca. 1825 - apresenta-se com estúdio (na cidade de Honam**, Cantão) em nome próprio onde, para além de garantir excelentes retratos, diz ainda ter para venda "Panoramic and single views of Canton, Whampoa and Macao" (vistas panorâmicas de Cantão, Whampoa e Macau).
* A Guerra do Ópio entre a Grã-Bretanha e a China terminou em 1842 com a assinatura do Tratado de Nanquim, que para além de ter dado origem a Hong Kong abriu cinco portos chineses ao comércio com o ocidente nas cidades de Cantão, Amoy, Ningpo, Shanghai e Foochow.
** Honam (actual Haizhu), referido no anúncio, era uma ilha frente a Cantão ou Guangzhou, província de Guangdong.
Sem comentários:
Enviar um comentário