“Foi o «S. Gabriel» não só o primeiro navio de guerra portuguez que realisou uma viagem de circum-navegação, mas o primeiro navio portuguez que passou pelo estreito de Magalhães e Canaes da Patagonia, e entrou nos portos do Chili, Peru, Panamá, Mexico, California e ilhas de Hawai, fazendo, sem dúvida, uma das mais interessantes, se não a mais interessante viagem, dos ultimos annos.”
Palavras do autor, António Aloísio Jervis de Atouguia Ferreira Pinto Basto, que foi o comandante do S. Gabriel, do livro editado em 1912.
A viagem de circum-navegação começou em 1909. Num jornal da época publicou-se a seguinte notícia:
A viagem de circum-navegação começou em 1909. Num jornal da época publicou-se a seguinte notícia:
"Ontem à tarde, saiu da barra do Tejo cruzador S. Gabriel, conduzindo a bordo os aspirantes de marinha. Um dos propósitos dessa viagem, que não deve durar menos de 15 meses, é levar a portos remotos saudação da pátria aos portuguezes que o destino collocou em affastados pontos do globo muitos dos quaes ainda não foram visitados officialmente por um navio de guerra portuguez. O S. Gabriel" toca na Madeira, Cabo Verde, Montevideo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Porto Luiz, Buenos-Aires, e, passando pelo estreito de Magalhães, tocará depois no Perú, (...) Portos da China, Batavia, Timor, seguindo para Colombo, Bombaim, Mormugão, Moçambique, Cabo, Loanda, (...)"
Facto curioso, o S. Gabriel estava em viagem quando em Portugal se deu a passagem da monarquia para a República. Ainda assim, a viagem não sofreu alterações embora passasse a navegar com outra bandeira que não a da monarquia. Mais sobre a viagem aqui
O São Gabriel, juntamente com o São Rafael, eram conhecidos por os "Anjos". Foram encomendados aos estaleiros franceses de Le Havre no âmbito do programa de reequipamento da Marinha Portuguesa. Os navios eram do tipo cruzador protegido de 3ª classe e foram os primeiros navios portugueses a terem instalado um sistema de comunicações TSF. Destacaram-se ainda por:
- o S. Gabriel foi o primeiro navio moderno português a efectuar uma viagem de circum-navegação.
- o S. Rafael tomou parte activa no golpe militar de 1910 que implantou o regime republicano em Portugal, derrubando a Monarquia Constitucional ao bombardear o Terreiro do Paço e o Palácio das Necessidades onde se encontrava o Rei D. Manuel II.
O S. Rafael ficou inactivo depois de encalhar na foz do rio Ave em 1911. O S. Gabriel manteve-se ao serviço até 1924.
Facto curioso, o S. Gabriel estava em viagem quando em Portugal se deu a passagem da monarquia para a República. Ainda assim, a viagem não sofreu alterações embora passasse a navegar com outra bandeira que não a da monarquia. Mais sobre a viagem aqui
O São Gabriel, juntamente com o São Rafael, eram conhecidos por os "Anjos". Foram encomendados aos estaleiros franceses de Le Havre no âmbito do programa de reequipamento da Marinha Portuguesa. Os navios eram do tipo cruzador protegido de 3ª classe e foram os primeiros navios portugueses a terem instalado um sistema de comunicações TSF. Destacaram-se ainda por:
- o S. Gabriel foi o primeiro navio moderno português a efectuar uma viagem de circum-navegação.
- o S. Rafael tomou parte activa no golpe militar de 1910 que implantou o regime republicano em Portugal, derrubando a Monarquia Constitucional ao bombardear o Terreiro do Paço e o Palácio das Necessidades onde se encontrava o Rei D. Manuel II.
O S. Rafael ficou inactivo depois de encalhar na foz do rio Ave em 1911. O S. Gabriel manteve-se ao serviço até 1924.
Sem comentários:
Enviar um comentário