quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

"Ui Di Sabroso" na TDM

A Teledifusão de Macau (TDM) começou este mês uma série de 12 episódios sobre a culinária macaense, numa iniciativa que visa divulgar o património imaterial da região na China e nos países lusófonos. A série, intitulada "Ui Di Sabroso", é exibida no canal em português da TDM e prolonga-se até 5 de maio, com um prato típico confeccionado semanalmente por um dos 12 "confrades e pessoas competentes na culinária macaense", segundo disse à agência Lusa o presidente da Confraria da Gastronomia Macaense, Luís Machado.
"Estes programas têm interesse sobretudo em termos de divulgação com base nos acordos que a TDM tem com os países de língua portuguesa e com a China", referiu. "Era importante que fossem traduzidos para chinês", acrescentou Luís Machado, ao lembrar que a gastronomia macaense foi declarada Património Imaterial de Macau pelo Governo da região em junho do ano passado, mas que para obter o estatuto junto da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) precisa primeiro do reconhecimento da China. O director de informação e programação do canal em português da TDM, João Francisco Pinto, disse ao jornal Tribuna de Macau que "este é um programa muito importante porque fixa a memória e é algo intrínseco à comunidade macaense".
O conhecido "Minchi" (prato típico com carne moída, batata frita em cubos, ovo estrelado e, frequentemente, arroz) foi a iguaria estrela do primeiro programa, pelas mãos de José Maria Silva. Nas semanas seguintes, será a vez de:
José Maria Silva - Minchi - 17/2
D. Ester Ritchie - Galinha tempo de caça - 24/2
Sandi Manhão - Capela - 3/3
Paula Basaloco - Porco Bafássa - 10/3
Carlos Cabral - Fula Papaia - 17/3
Herculano Dillon - Tacho - 24/3
Florita M. Alves - Casquinha - 31/3
Rita Cabral - Sambal Margoso - 7/4
Marina S. Fernandes - Galinha à Macau - 14/4
Deolinda Lourenço - Lacassá - 21/4
Ana Manhão - Tosta Camarão - 28/4
Armando Ritchie - Ade Cabidela - 5/5

2 comentários:

  1. Pela descrição uma iniciativa extraordinária e de importãncia extrema para memória macaense. Parabens e felicidades na realização da iniciativa. E possibilidade da obtenção da totalidade dos programas em suporte digital?

    ResponderEliminar