Publicados na imprensa de Hong Kong no ano de 1900 estes dois anúncios de dois hotéis de Macau têm algumas particularidades. A primeira tem a ver com o facto do Boa Vista hotel se intitular como o "único hotel de primeira classe na colónia" sendo que o Hing Kee também afirma ser um hotel de "primeira classe e famoso."
Eram de facto os mais importantes hotéis do tipo ocidental em Macau. O Hing Kee foi fundado em 1873 (que tinha outro estabelecimento hoteleiro em Hong Kong) enquanto o Boa Vista foi inaugurado em 1890 (embora o o edifício já existisse desde ca. 1870) como se pode verificar neste detalhe de uma foto de John Thomson.
No final do século 19 o Hing Kee ficava nos números 101 e 103 da Praia Grande (corresponde à zona junto ao actual cruzamento da Av. da Praia Grande com a Av. de Almeida Ribeiro) e de acordo com descrições da época, nos primeiros tempos tinha em frente ao edifício um jardim com muitas e variadas árvores (bananeiras, limoeiros, laranjeiras, figueiras da índia, etc... As raras fotografias do último quartel do século 19 provam isso mesmo. Ficava ao lado do Palácio das Repartições, zona onde está actualmente o antigo tribunal.
O Boa Vista estava localizado no número 1 do Tanque do Mainato (actual residência oficial do Cônsul-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong). Foi criado como hotel precisamente pelo comandante do vapor Heungshan que fazia a ligação entre Macau e Hong Kong - de segunda a sábado num total de 3 horas com partida às duas da tarde de Hong Kong e às 8 da manhã de Macau - e que também vem referido no anúncio. Um dos atractivos que se menciona é poder providenciar-se uma lancha a vapor para picnics na região. Os preços eram classificados como "moderados", com reservas ao dia ou ao mês.
Sem comentários:
Enviar um comentário