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Excelsior (França) 29.5.1924 |
No final de Maio de 1924 a "heróica jornada" da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau prosseguia já a bordo de uma outra aeronave, baptizada de "Portugal"/"Pátria II". A imprensa nacional e internacional continua a acompanhar o feito dos "bravos aviadores" Brito Pais, Sarmento Beires e Manuel Gouveia.
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Diário de Lisboa 30.5.1924 |
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The Hong Kong Telegraph 31.5.1924 |
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Diário de Lisboa 31.5.2024
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Com o Pátria I danificado o que sobrou do avião foi enviado para Portugal. Foi então comprado aos ingleses um DeHavilland DH-9A (motor de 450 cv) por 4.700 libras, dinheiro angariados por subscrições junto dos portugueses em Portugal e Brasil. A 30 de Maio de 1924 o Pátria II - o nome voltou a ser pintado na fuselagem - descolou às primeiras horas da manhã com destino a Ambala (Índia). Seria o tenente Oliver da aviação militar inglesa a acompanhar as primeiras horas de voo e a dar instrução sobre como navegar no novo aparelho. A 1 de Junho o Pátria II chega a Calcutá após uma viagem de 850 Km tendo atravessado a região de Ganges e as montanhas de Parasnath. Ainda faltavam muitos quilómetros e 19 dias para a chegada a Macau, o destino final...
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