Remonta pelo menos ao século 18 a expressão Tanque do Mainato para designar uma zona a leste da colina da Penha, onde estão actualmente as ruas Comendador Kou Ho Neng, a Calçada da Praia e a das Chácaras, junto a Santa Sancha. Entre os chineses a zona era conhecida por Chôk Chai Sat, ou seja Chácara dos Bambus Pequenos. Santa Sancha foi como aquela zona passou a ser conhecida já no século 20. O nome deriva do palacete ali construído em 1846.
Num artigo da revista ilustrada O Occidente, de 1890, pode ler-se:
"Vejamos agora quaes são as cinco povoações ruraes mais antigas a que nos referimos para depois nos occuparmos da cidade christã como lá se lhe chama. O primeiro d'estes bairros suburbanos fica proximo da fortaleza da Barra e é por isso denominado povoação da Barra. O outro acha-se na encosta do outeiro da Penha onde está levantada a fortaleza do Bom Parto, chama-se povoação do Tanque do Mainato. É aqui que se encontram as mais bonitas vivendas de Macau chamadas chácaras. As três restantes povoações são a do Patane, a de Mong há e a de S. Lázaro."
"Annuncio" de 1883 no jornal O Macaense: "licença para fundação de uma fábrica de panchões" na Calçada das Chácaras no Tanque dos Mainatos. |
No século 19, juntamente com a "Serra da Penha", o "Tanque Mainato" era uma das "povoações ruraes" de Macau tendo uma pequena "estação de polícia". E ainda havia a Praia do Tanque do Mainato como atesta um mapa de 1889 (imagem acima).
Alvará de 1913 - Licença para Fábrica de Panchões no Tanque dos Mainatos
Plantas da década de 1920 da localização do Tanque do Mainato
Na década de 1940 ainda existia a designação Povoação do Mainato.
Sem comentários:
Enviar um comentário