segunda-feira, 28 de maio de 2018

Hugo Carvalho de Lacerda Castel Branco


Hugo de Lacerda (1860-1944) foi um ilustre hidrógrafo que se notabilizou em Moçambique onde, entre outros cargos, foi Inspector de Obras Públicas, Chefe dos Serviços da Marinha (1908) e organizou os serviços do porto de Lourenço Marques. Criou também a Missão Hidrográfica da Costa de Portugal. Colaborou nos ante-projectos dos portos comerciais de São Tomé e do Príncipe, dirigiu as obras do porto de Macau (onde foi director), foi consultor técnico das obras do Arsenal do Alfeite e ainda governador (interino) de Macau entre Julho e Dezembro de 1926.
Primeiro lente de hidrografia da Escola Naval, destacou-se com trabalhos de relevo em campos como a geologia, hidrografia, geodesia e topografia.


Em Macau a Avenida do Almirante Lacerda tem início, a norte, no cruzamento da Avenida do Conselheiro Borja com a Estrada do Arco e termina, a sul, no cruzamento da Travessa dos Estaleiros, Rua da Harmonia e Rua da Ribeira do Patane.
Deixou vasta obra literária sobre os portos de Macau, esteve ligado à exposição industrial de 1926, fez parte do grupo de intelectuais que em 1920 criou o Instituto Macau
Sugestão de leitura: 
Gazeta das Colónias: semanário de propaganda e defeza das colónias - Ano 1, n.º 5, 31 de Julho de 1924 - Artigo "Macau: Sobre as obras do porto de Macau: O que sobre elas diz o seu ilustre Director o sr. Almirante Hugo de Lacerda".

Sem comentários:

Enviar um comentário